• A Ressignificação das Práticas no Ensino em Angola
    v. 3 n. 2 (2021)

    Esta edição da Revista Angolana de Extensão Universitária traz como tema “A ressignificação de práticas no ensino em Angola.” Para reflectir sobre o tema selecionaram-se os termos ressignificação e práticas para a condução da proposta em análise. A selecção dos termos permitiu olhar para realidade do ensino angolano e analisar a forma como as práticas têm sido feitas nesse contexto.

    A noção de prática está a ser abordada em duas dimensões. A primeira, enquanto resultado da aplicação de uma determinada acção, designada por práticas pedagógicas e vista como unidade curricular e a segunda, voltada para o costume e os usos, sendo mais abrangente e assente na actividade do docente, que baseado nos seus conhecimentos, oferece respostas aos mais variados desafios do ofício.

  • Reinvenções da Extensão Universitária durante e Pós-Pandemia
    v. 3 n. 1 (2021)

    Face ao impacto da COVID-19 na sociedade em geral, afetando todos os sectores, com realce ao sector educacional, a Revista Angolana de Extensão Universitária convida os investigadores, docentes e outros profissionais ligados à educação, para a submissão de artigos que discutam as acções de extensão universitária no cenário pós-pandemia, implicações nas modalidades de Extensão, a importância do  protagonismo estudantil e empoderamento da comunidade.

  • Capa da Revista Angolana de Extensão Universitária A Reestruturação do Ensino Superior em Angola: Novos Modelos e Desafios
    v. 2 n. 3 (2020)

    Nesta edição da Revista Angolana de Extensão Universitária, escolhemos como título “A reestruturação do ensino superior em Angola: novos modelos e desafios”, pois entendemos ser este o que melhor representa o momento que se vive no ensino superior angolano. Em poucos anos constatamos um reinvestimento na modernização deste subsistema, o que se traduz na promulgação de novos instrumentos legais (Estatuto da carreira docente, Regime jurídico de avaliação e acreditação do ensino superior, Regulamento da avaliação do desempenho docente e o Regime jurídico do subsistema do ensino superior) com implicações directas e em alguns casos imediatas no funcionamento das IES, sem nos esquecermos das transformações que se tornaram necessárias em virtude do contexto do surgimento da Pandemia. Com esta edição desejamos provocar a discussão na base de tais transformações e inciar reflexões a respeito do tipo de universidades que perspectivamos.

  • Edição especial: Reflexões Sobre os Impactos da COVID-19 na Educação e Outros Questionamentos para a Sociedade Angolana
    v. 2 n. 2 (2020)

     

    A Escola Superior Pedagógica do Bengo em articulação com o Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, decidiram organizar um número especial da Revista Angolana de Extensão Universitária dedicado a discutir os impactos do Covid-19 na educação com o tema:  Reflexões sobre os impactos da covid-19 na educação e outros questionamentos para a sociedade angolana.

     

     ISSN: 2707-5400 

  • Diferentes Possibilidades e Resultados das Iniciativas de Extensão Universitária
    v. 2 n. 1 (2020)

    Nesta edição desejamos abordar as Diferentes Possibilidades e Resultados da Extensão Universitária  emergentes da capacidade imaginativa dos actores das iniciativas extencionistas e da qualidade das mesmas, partindo de um olhar sobre as dimensões histórica, cultural e social da extensão.

     ISSN: 2707-5400 

  • Por uma extensão universitária fundamentada no desenvolvimento humano sustentável
    v. 1 n. 1 (2019)

    Os textos desta edição representam o resultado parcial da 2a Conferência Internacional de Extensão Universitária em Angola, realizada na Escola Superior Pedagógica do Bengo de 23 a 24 de Maio, aproveitando as importantes contribuições inéditas de pesquisadores nacionais e estrangeiros envolvidos nas reflexões relaciondas às práticas extensionistas, que tomaram lugar no evento.

    ISSN: 2707-5400