SURGIMENTO DA REVISTA

A Revista Angolana de Extensão Universitária surge pelo reconhecimento de que a extensão universitária é um processo cuja prática presente aponta para o futuro, ou seja, para edificação de uma universidade moderna, na qual a qualidade resulta da efectiva integração articulada entre o ensino, a investigação científica e a extensão universitária.

Ela emerge de articulações que vêem sendo formuladas nos últimos anos por meio da Conferência Internacional de Extensão Universitária em Angola, organizada já por duas edições.

Apesar de no seu primeiro número terem sido aproveitadas algumas das produções obtidas da segunda edição da Conferência Internacional de Extensão Universitária, a revista pretende ampliar o escopo de contribuidores recebendo artigos de pesquisadores nacionais e internacionais, que lidam com a extensão universitária.

 
FOCO E ESCOPO

A Revista Angola de Extensão Universitária (RAEU) é uma publicação semestral da Escola Superior Pedagógica do Bengo, Angola. A Revista publica artigos académicos resultantes de pesquisas originais teóricas ou de campo relacionados à extensão universitária e à Educação.

A mesma tem como propósito oferecer um espaço de divulgação das produções científicas nacionais e internacionais sobre Extensão Universitária e Educação.

 A RAEU prioriza em seus estudos e publicações a circulação de saberes e estudos que favoreçam o aprofundamento das discussões relativas à extensão universitária e Educação.

AVALIAÇÃO PELOS PARES

A RAEU submete os seus artigos à AVALIAÇÃO POR PARES e é aberta a contribuições nacionais e internacionais (português, inglês, espanhol, italiano e francês). Os manuscritos são avaliados pela originalidade, importância do tema e a qualidade da metodologia científica utilizada, também são levadas em conta as normas editoriais adoptadas pela revista. Todos os manuscritos submetidos à revista são avaliados por dois ou mais avaliadores especialistas no tema do artigo submetido. A avaliação é feita de forma anónima (Double blind review), garantindo-se o sigilo em todo o processo de revisão.

Ao fim da avaliação os manuscritos aceites serão enviados para os autores para que sejam efetuadas as eventuais modificações e para que os mesmos tomem conhecimento das alterações a serem introduzidas.

Os autores deverão retornar o texto com as modificações solicitadas, devendo justificar na carta de encaminhamento, se for o caso, o motivo do não seguimento das sugestões dos avaliadores.

Ao final do processo, a comissão editorial tomará a decisão quanto à aprovação ou não do manuscrito e respectiva publicação.

Vale sublinar que os textos nos quais se identificar plágio serão imediatamente rejeitados. A Revista adopta sistemas de identificação de plágio nos textos que recebe.

 PERIODICIDADE

A Revista Angolana de Extensão Universitária - RAEU é uma revista semestral.

 POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Propriedade intelectual

 A RAEU é editada pela Escola Superior Pedagógica do Bengo, de Caxito (http://www.espbengo.ed.ao  e-mail: geral@espbengo.ed.ao)

Todo o conteúdo, salvo excepções, está licenciado sob: 

Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

 A RAEU mantém-se com fundos próprios da Escola Superior Pedagógica do Bengo. 

 APRESENTAÇÃO DA RAEU

A revista RAEU publica contribuições nacionais e internacionais (português, inglês, espanhol, italiano e francês) com o objectivo de oferecer amplos estudos interdisciplinares e análises aprofundadas sobre extensão universitária e está aberta a contribuições nacionais e internacionais.

Inclui artigos acadêmicos e inéditos resultantes de pesquisas originais teóricas ou de campo, relatórios de pesquisa, entrevistas, resenhas de livros e resumos de dissertações e teses sobre extensão universitária.

O artigo deve possuir no máximo 4 (quatro) autores, sendo que o primeiro autor deve ter uma titulação mínima de mestre. É possível aceitar textos de alunos do mestrado (mestrandos e mestrandas), desde que tenham sido escritos em coautoria com doutores(as).

A RAEU não aceita manuscritos já publicados ou submetidos a outro periódico; já divulgados integral ou parcialmente na internet; partes de teses e dissertações; textos publicados em anais de eventos científicos.

O público alvo da revista é a comunidade académica, nacional e internacional, bem como os pensadores e articuladores da extensão universitária.

Os artigos aceites para a publicação tornam-se automaticamente propriedade da revista e só podem ser republicados por meio de autorização escrita da mesma.

Os textos podem ser publicados em até 5 idiomas: português, italiano, espanhol, inglês e francês.

O título abreviado do periódico é RAEU, Rev. Ang. Ext. Uni., que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 Observações:

A revista não se responsabiliza pelas referências bibliográficas fornecidas pelos autores.

Os trabalhos, mesmo que não aceites para publicação, não serão devolvidos.

Os artigos originais enviados deverão estar definitivamente revistos e adequados às normas da Língua Portuguesa vigentes em Angola, podendo ser aceites textos escritos segundo o novo acordo ortográfico.

Os conceitos e declarações contidos nos trabalhos são de total responsabilidade dos autores.

A RAEU adopta os princípios contidos nos Códigos de Ética do Committee on Publication Ethics (COPE).

Os trabalhos refletem as opiniões de seus autores e não necessariamente as do Comitê Editorial e Científico da revista.

ENVIO DE MANUSCRITOS

Recebemos os artigos em fluxo contínuo, ou seja, os manuscritos podem ser enviados em qualquer altura do ano. Não publicamos dois ou mais artigos do(s) mesmo(s)  autor(es) num único número. Os autores devem esperar por um interstício de no mínimo 6 meses antes que novos artigos possam ser publicados na revista.

Os artigos devem ser enviados à Revista pelo site de submissão eletrônica de manuscritos:

https://portalpensador.com/index.php/RAEU-BENGO/about/submissions