As Teleaulas de Matemática Durante o Estado de Emergência

Palavras-chave: Teleaulas de Matemática, Prática Pedagógica, Formação inicial

Resumo

Este artigo relata a experiência da autora sobre o trabalho realizado com uma turma virtual cujo objectivo foi o de compreender o alcance do desenvolvimento das capacidades de observar, anotar e analisar criticamente uma aula de Matemática a partir das aulas emitidas pela Televisão Pública de Angola durante o período de estado de emergência decretado pelo Estado angolano, fruto da pandemia do COVID-19. Trata-se de uma abordagem qualitativa, com recurso à observação e análise de conteúdo dos trechos produzidos pelos estudantes do 3º ano do curso de ensino da Matemática (cadeira de Prática Pedagógica I) no Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda. Os resultados revelam que os estudantes aprenderam a fazer anotações, reflexões e análise crítica das aulas observadas. Das lições apreendidas concluiu-se que o projecto de teleaulas foi uma oportunidade para os estudantes que frequentam a cadeira de Prática Pedagógica I. Esse exercício revelou-se  benéfico desde o ponto de vista de motivação e aprendizagem para a profissão docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Mbiyavanga Bemba Queria, Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda, Angola

Doutora em Ciências Pedagógicas pelo Didáctica da Matemática no Instituto Central de Ciências Pedagógicas de Havana, Cuba.  Professora Auxiliar. Docente no Departamento de Ciências Exactas do Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda. Já participou de diversos eventos científicos e dentre as suas publicacões mais relevantes, destacam-se: Referentes teóricos relacionados con la enseñanza por problemas de la Matemática, Con RNPS Nº 2140/ISSN 1993-6850, correspondiente al nº6 Noviembre – diciembre 2014 e Una estrategia didáctica para el perfeccionamiento de la enseñanza de la matemática, utilizando los procedimientos heurísticos. 

Referências

Ana, P. S. (2010). Estágio Pedagógico: Supervisão e Prática Pedagógica. PREPA (Projecto de formação de formadores de professores para o Ensino Primário em Angola).

Ballester, S.P; Santana, H. A; Montes, S. H. O; Cruz, I.; Arango, C. G.; Garcia, M. G; Alvarez, A. G.; Rodriguez, M.;
Carlos, L. B.; Villegas, E. J.; Almeida, B. C. & Torres, P. F. (1992). Metodologia de la Enseñanza de la Matemática. Tomo I. Cuba: Editorial- Pueblo y Educación.

Bordenave, J. D. & Pereira, A. M. (1998). Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Editora vozes, Lda.

Diniz, S. N. F (2001). O uso das novas tecnologias em sala de aula. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis.

Formosinho, J. (2009). Formação de Professores: Aprendizagem e Acção Docente. Porto - Portugal: Porto Editora.

Grupo de Trabalho de Investigação, (2017). A prática dos professores: Planificação e discussão coletiva na sala de aula. In: Ponte, J. P. da. (2017). Discussões Coletivas no Ensino – Aprendizagem da Matemática. (pp.33-56). Edição-Associação dos Professores de Matemática.

Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda, (s.d). Programa de Prática Pedagógica I. Luanda – Departamento de Ciências Exactas- Ensino da Matemática.

Libâneo, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

Ministério de Ensino Superior,Ciências, Tecnologia e Inovação (Março de 2020). Decreto Executivo nº 02/20 de 19 de Março. Declara a suspensão de todas as actividades lectivas em todas as instituições de ensino superior públicas, privadas e público-privadas a partir de 24 de Março.

Nérici, I. G. Introdução à Didáctica Geral. São Paulo: Editora Atlas. 1991.

Piletti, C. Didática Geral. São Paulo: Editora Ática. 1991.

Ramos, F. A., & Campo, P. E. ( 2018). de As Tecnologias Informação e Comunicação, (TICs) no Contexto Escolar. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/as-tecnologias-informacao-comunicacao-tics-no-contexto-escolar.htm. Acessado em 27 de Maio de 2020.

Ribeiro, D. (2014). Práticas Pedagógicas. Luanda: Plural Editores.

Rosa, L.S & Delmondes, V.A (2015). Mídias sociasis no contexto escolar. (Trabalho para o Curso Redes de Aprendizagem) Disponível em: https://pt.slideshare.net/ligiasouzarosa/mdias-sociasis-no-contexto-escolar. Acessado em 24 de Junho de 2020.

Tavares, M. A. (2015). Professor, Currículo e Mudança: A Reforma Curricular em Angola. Benguela: Ondjiri Editores.

TPA Online (em 2 de Abril de 2020). TPA E RNA: vão transmitir tele- aulas para alunos do ensino primário. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NH8vZDP_qL8. Acessado em 18 de Junho de 2020.

Vilelas, J. (2017). Investigação - O Processo de Construção de Conhecimento. Lisboa: Edições Silabo.
Publicado
2020-07-25
Como Citar
Queria, M. (2020). As Teleaulas de Matemática Durante o Estado de Emergência. Revista Angolana De Extensão Universitária, 2(2), 89 - 105. Obtido de https://portalpensador.com/index.php/RAEU-BENGO/article/view/196