Educação pré-Escolar: desafios e perspectivas da harmonização e articulação institucional e comunitária na realidade angolana
Resumo
Os novos tempos exigem mudanças nas formas de reflectir e actuar, momentos em que o processo educativo deve responder às demandas da sociedade. Nesse sentido, o artigo tem por finalidade propor desafios de acordo a harmonização e articulação do subsistema da Educação Pré-escolar a partir do enfoque lúdico integrador nas formas organizativas do processo educativo na realidade Angolana. Deste modo, o estudo enquadra-se numa abordagem de natureza qualitativa a partir de uma pesquisa bibliográfica, analítica com natureza compreensiva e descritiva a partir da análise documental na busca de respostas de uma realidade social sobre o desenvolvimento do processo educativo em contexto institucional e comunitário concebido como um processo em espiral e contínuo que na medida que a criança avança no seu crescimento, contribui na realização de diversas acções que antes não era capaz de fazer, tendo como base o enfoque lúdico como actividade fundamental nesta etapa. Portanto, conceber uma Educação Pré-escolar harmonizada e articulada, possibilita estimular as crianças em função de um desenvolvimento integral que permita converter as habilidades mais simples em mais complexas de forma gradual.
Downloads
Referências
Angola. Lei nº 17/16, de 7 de Outubro de 2016. Diário da República nº 170. I Série - Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino.
Angola. Lei nº 32/20, de 12 de Agosto de 2020. Diário da República nº 132. I Série - Lei que altera a Lei nº 17/16 de 7 de Outubro – Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino.
Angola. Ministério da Educação/INIDE (2019). Plano Curricular do Pré-escolar e Ensino Primário. Luanda, Editora Moderna.
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto (2006). Parâmetros básicos de infra-estrutura para instituições de educação infantil. Brasília: MEC, SEB.
Carvalho, M. C.; Rubiano, M. B. (2010). Organização do espaço em instituições Pré - escolares. In Oliveira, Z. M. R. (Org.) Educação infantil: muitos olhares. 2ed.,São Paulo: Cortez.
Flores, C. (2011). A importância do brincar para o desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos. Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba.
Formosinho, J. (1996). Modelos Curriculares para a Educação de Infância. Porto: Porto Editora.
Haetinger, M, G. (2008). Jogos recreação e lazer. 2ª Edição. Curitiba: IESDE Brasil S.A.
Marchão, A. (2012). No Jardim de Infância e na Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico - Gerir o Currículo e Criar Oportunidades para Construir o Pensamento Crítico. Lisboa: Edições Colibri.
Santos, D. (2009). Ludicidade em sala de aula. Um caminho para o desenvolvimento da criança. Dissertação de Mestrado. Salvador: Universidade do Estudo da Bahia.
Direitos de Autor (c) 2022 Revista Realidade Social
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.