NASCIMENTO DA REVISTA/SURGIMENTO/HISTÓRIA

 A REVISTA REALIDADE SOCIAL(RRS) surge da necessidade de dar respostas a questões sociais no campo de acção dos cursos de Educação de Infância e Serviço Social ministrados na Faculdade de Serviço Social bem como dos problemas sociais constados no quotidiano.

Nesta perspectiva, a partir de 2013, o extinto Instituto Superior de Serviço Social de Luanda, sentiu-se motivado a criar uma revista científica que tivesse como finalidade de apresentar os resultados de diversos estudos a nível da realidade social a partir das experiências obtidas nos  campos de estágios e dos projectos de Investigação.

Deste modo, a Faculdade de Serviço Social almeja que a revista seja uma via que possibilite aglutinar os resultados da produção  científica voltada a questões acima citadas a nível nacional e internacional e como meio de influenciar na elaboração, implementação e avaliação de politicas públicas e sociais.

Consequentemente acredita-se que a revista aumente gradualmente a sua visibilidade entre os pares, além de avançar no processo de indexação para constituir-se numa referência no estudo de questões sociais importantes. 

 FOCO E ESCOPO

A REVISTA REALIDADE SOCIAL é uma publicação semestral da Faculdade de Serviço Social da Universidade de Luanda, Angola. A Revista publica artigos académicos resultantes de pesquisas originais teóricas ou de campo da área dasCiências Sociais, com o propósito dedivulgar«as pesquisas científicas nacionais e internacionais sobre a realidade social local, regional e global.Priorizamos estudos inéditos, que ajudem a aprofundar a nossa compreenssão sobre as questões sociaisangolanas e mundiais.

A Revista não aceita manuscritos já publicados ou em avaliação em outras revistas científicas; divulgados integral ou parcialmente na internet; partes de teses e dissertações e nem textos publicados em anais de eventos científicos.

 AVALIAÇÃO POR PARES

A REVISTA REALIDADE SOCIAL é aberta a contribuições  em português, inglês e espanhol. Os manuscritos submetidos são avaliados pela originalidade, importância do tema e a qualidade da metodologia científica utilizada, também são levadas em conta as normas editoriais adoptadas pela revista. Todos os manuscritos submetidos à revista são avaliados por um ou mais avaliadores especialistas no tema do artigo submetido. A avaliação é feita de forma anónima, por duplo cego (Double blind review), garantindo-se o sigilo em todo o processo de revisão.

Terminada a avaliação os manuscritos aceites são reecaminhados aos autores para correcções (caso se aplique) e/ou para que os mesmos tomem conhecimento das alterações sugeridas.

Ao final do processo, a decisão é comunicada pelo Editor-chefe, que tem contacto directo com os autores.

Textos com confirmação de plágio serão imediatamente rejeitados. A Revista adopta sistemas de identificação de plágio nos textos que recebe.

 PERIODICIDADE

A REVISTA REALIDADE SOCIAL é uma revista semestral.

 POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

A RRS oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio Da democratização do conhecimento científico.

 PROPRIEDADE INTELECTUAL

A REVISTA REALIDADE SOCIAL é editada pelaFaculdade de Serviço Social da Universidade de Luanda com sede em Luanda (https://isss.ao/e-mail: revista@fss.ao)

Todo o conteúdo, salvo excepções, está licenciado sob: 

Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

 A  REVISTA REALIDADE SOCIAL mantém-se com fundos próprios daFaculdade de Serviço Social da Universidade de Luanda

ÉTICA E PESQUISA

A revistaadopta os princípios contidos nos Códigos de Ética do Committee on Publication Ethics (COPE).

ENVIO DE MANUSCRITOS

Recebemos os artigos em fluxo contínuo, ou seja, os manuscritos podem ser enviados em qualquer altura do ano. Não publicamos dois ou mais artigos do(s) mesmo(s)  autor(es) num único número. Os autores devem esperar por um interstício de no mínimo 6 meses antes que novos artigos possam ser publicados na revista.

Os artigos devem ser enviados à Revista pelo site de submissão eletrônica de manuscritos:

https://portalpensador.com/index.php/RRS/about/submissions

Observações:

A revista não se responsabiliza pelas referências bibliográficas fornecidas pelos autores.

Os trabalhos, mesmo que não aceites para publicação, não serão devolvidos.

Os artigos originais enviados deverão estar definitivamente revistos e adequados às normas da Língua Portuguesa vigentes em Angola, podendo ser aceites textos escritos segundo o novo acordo ortográfico.

Os conceitos e declarações contidos nos trabalhos são de total responsabilidade dos autores.

Os trabalhos refletem as opiniões de seus autores e não necessariamente as do Comitê Editorial e Científico da revista.