Fatores do insucesso escolar um estudo de caso na escola primária na província do Huambo - Angola
Resumo
O objetivo desta dissertação é refletir sobre a temática dos Fatores do Insucesso Escolar: um estudo feito a partir da Escola Primária Árvore do Conhecimento Nº 84, ano lectivo de 2016/ 2017. De modo geral, designa-se de Insucesso Escolar a falta de aprovação numa determinada classe. Fizemos um recuo histórico e apresentamos as Teorias Explicativas do Insucesso Escolar e estas Teorias revelaram-nos que o Insucesso Escolar resulta da relação negativa entre a espectativa das crianças e a cultura dominante da Escola. O caminho seguido foi o da escuta: escutamos os sujeitos da nossa pesquisa que são o diretor, os professores e os alunos sobre a temática dos Fatores do Insucesso Escolar no ensino primário. Eles dizem que para se atenuar o Insucesso Escolar no ensino Primário na Escola em análise é preciso: aumentar mais turmas a fim de se acabar com as salas ao ar livre; implementar o pré-escolar; criar mais condições de recreação para os alunos; criar mais reuniões com os encarregados de Educação; gratificar bem os professores e capacitá-los periodicamente com seminários. Fizemos análise dessas declarações e de factos mencionados e no final fazemos sugestões de melhoria da situação de Insucesso Escolar.
Downloads
Referências
AA.VV. (1942). Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Enciclopédia Limitada.
A. A. V. V. Educação em Angola-antes, durante e depois da independência. (14 de setembro de 2014). hptt//www3.pt. Educação em Angola - antes, durante e depois da independência . Consultado em 23 de junho de 2018.
Benavente, Ana. 1976. A Escola na sociedade de classes – o insucesso escolar. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte.
Benavente, A. (1990). Escola, professoras e processos de mudanças. Livros Horizonte.
Benavente, A., Pires, I. V., Raul Iturra, T. P., & Relva, M. (s.d ou nd). Revista ''Agora''2.
Branco, J. (2012). Insucesso escolar: um estudo na área escolar da Maia. Porto: Universidade Fernando Pessoa.
Costa, A. (2001). Sociologia. Portugal.
Fortin, M. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Editora Lusodidactica, Portugal
Griffo, C. (1996). Dificuldades de Aprendizagem na Alfabetização: Perspetivas do aprendiz. (1ª. Ed, Vol. 1). Secretaria de Educação - MG.
Kundonguende, J. (2013). Crise e resgate dos valores morais, cívicos e culturais na sociedade angolana. Editora Ceretec, Luanda
Mendonça, A, (2008) Insucesso escolar : etimologia e definição. http://www3.uma.pt/alicemendonca/conteudo/publica/comunicacao2008.pdf.
Ministério da Educação. (2015). Relatório de Monitorização sobre a Educação para todos EPT.
Ministério da Educação. (2016). Balanço da Reforma Educativa. http://www. Balanço da reforma educativa.
Observatório das Politicas de Educação e Formação (2013). Escola em Tempo de Crise. Col. Ciências da Educação, Edições Universitárias Lusófonas, Lisboa.
Panchaud, C., & Benavente, A. (2008). Luta Contra a pobreza e educação para inclusão: transformar a escola na África Subsariana . UNESCO.
Rangel, A. (1999). Insucesso Escolar. Editora Horizonte Pedagógico. Lisboa.
Roazzi, A., & Almeira, L. (1988). Insucesso escolar: insucesso do aluno ou insucesso do sistema escolar? Revista portuguesa de Educação. Centro de Investigação em Educação / Universidade do Minho. Portugal.
Sil, V. (2004). Alunos em situação de insucesso escolar: percepções, estratégias e opiniões dos professores: estudo exploratório. Vol 13, Instituto Piaget, Lisboa.
Silva, E. (s.d.). O papel social do sistema do ensino na Angola colonial, 1926-1974 In . Revista Internacional de Estudos Africanos. Dir. Jill R. Dias. Lisboa: Instituto de Investigação Científica Tropical. - Nº 16-17 (1992-1994), p. 103-130.
Vieira, L. (14 de setembro de 2014). Angola: Dimensão ideológica da educação 1075-1992 in Educação em Angola - antes, durante e depois da Indepedência. InObtido em 23 de junho de 2018, de Educação em Angola - antes, durante e depois da Indepedência.
Viera, L. (2007). Angola: A dimensão ideológica da Educação 1075-1992. Luanda: Nzila.
Zau, F. (2009). Educação em Angola Novos trilhos para o Desenvolvimento. Lisboa: Movilivros.
Direitos de Autor (c) 2025 Revista Científica de Estudos Multidisciplinares do Planalto Central

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.