Fatores do insucesso escolar um estudo de caso na escola primária na província do Huambo - Angola

Palavras-chave: Insucesso escolar, Ensino primário, Angola

Resumo

O objetivo desta dissertação é refletir sobre a temática dos Fatores do Insucesso Escolar: um estudo feito a partir da Escola Primária Árvore do Conhecimento Nº 84, ano lectivo de 2016/ 2017. De modo geral, designa-se de Insucesso Escolar a falta de aprovação numa determinada classe. Fizemos um recuo histórico e apresentamos as Teorias Explicativas do Insucesso Escolar e estas Teorias revelaram-nos que o Insucesso Escolar resulta da relação negativa entre a espectativa das crianças e a cultura dominante da Escola. O caminho seguido foi o da escuta: escutamos os sujeitos da nossa pesquisa que são o diretor, os professores e os alunos sobre a temática dos Fatores do Insucesso Escolar no ensino primário. Eles dizem que para se atenuar o Insucesso Escolar no ensino Primário na Escola em análise é preciso: aumentar mais turmas a fim de se acabar com as salas ao ar livre; implementar o pré-escolar; criar mais condições de recreação para os alunos; criar mais reuniões com os encarregados de Educação; gratificar bem os professores e capacitá-los periodicamente com seminários. Fizemos análise dessas declarações e de factos mencionados e no final fazemos sugestões de melhoria da situação de Insucesso Escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Marcial Fernando Chiqueva, Instituto Superior Politécnico de Humanidades e Tecnologias Ekuikui II, Huambo-Angola

Marcial Chiqueva Fernando, Doutorando em ciências da educação pela Universidade Lusófona, Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona (2020). Licenciado em Filosofia pela Universidade São Tomás de Maputo em (2013), Licenciado em Teologia pela Universidade Católica de Angola (2010). É Sacerdote desde 2012 e Pároco da Missão Católica de Vavayela na Arquidiocese do Huambo.

Referências

AA.VV. (1942). Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Enciclopédia Limitada.

A. A. V. V. Educação em Angola-antes, durante e depois da independência. (14 de setembro de 2014). hptt//www3.pt. Educação em Angola - antes, durante e depois da independência . Consultado em 23 de junho de 2018.

Benavente, Ana. 1976. A Escola na sociedade de classes – o insucesso escolar. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte.

Benavente, A. (1990). Escola, professoras e processos de mudanças. Livros Horizonte.

Benavente, A., Pires, I. V., Raul Iturra, T. P., & Relva, M. (s.d ou nd). Revista ''Agora''2.

Branco, J. (2012). Insucesso escolar: um estudo na área escolar da Maia. Porto: Universidade Fernando Pessoa.

Costa, A. (2001). Sociologia. Portugal.

Fortin, M. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Editora Lusodidactica, Portugal

Griffo, C. (1996). Dificuldades de Aprendizagem na Alfabetização: Perspetivas do aprendiz. (1ª. Ed, Vol. 1). Secretaria de Educação - MG.

Kundonguende, J. (2013). Crise e resgate dos valores morais, cívicos e culturais na sociedade angolana. Editora Ceretec, Luanda

Mendonça, A, (2008) Insucesso escolar : etimologia e definição. http://www3.uma.pt/alicemendonca/conteudo/publica/comunicacao2008.pdf.

Ministério da Educação. (2015). Relatório de Monitorização sobre a Educação para todos EPT.

Ministério da Educação. (2016). Balanço da Reforma Educativa. http://www. Balanço da reforma educativa.

Observatório das Politicas de Educação e Formação (2013). Escola em Tempo de Crise. Col. Ciências da Educação, Edições Universitárias Lusófonas, Lisboa.

Panchaud, C., & Benavente, A. (2008). Luta Contra a pobreza e educação para inclusão: transformar a escola na África Subsariana . UNESCO.

Rangel, A. (1999). Insucesso Escolar. Editora Horizonte Pedagógico. Lisboa.

Roazzi, A., & Almeira, L. (1988). Insucesso escolar: insucesso do aluno ou insucesso do sistema escolar? Revista portuguesa de Educação. Centro de Investigação em Educação / Universidade do Minho. Portugal.

Sil, V. (2004). Alunos em situação de insucesso escolar: percepções, estratégias e opiniões dos professores: estudo exploratório. Vol 13, Instituto Piaget, Lisboa.

Silva, E. (s.d.). O papel social do sistema do ensino na Angola colonial, 1926-1974 In . Revista Internacional de Estudos Africanos. Dir. Jill R. Dias. Lisboa: Instituto de Investigação Científica Tropical. - Nº 16-17 (1992-1994), p. 103-130.

Vieira, L. (14 de setembro de 2014). Angola: Dimensão ideológica da educação 1075-1992 in Educação em Angola - antes, durante e depois da Indepedência. InObtido em 23 de junho de 2018, de Educação em Angola - antes, durante e depois da Indepedência.

Viera, L. (2007). Angola: A dimensão ideológica da Educação 1075-1992. Luanda: Nzila.

Zau, F. (2009). Educação em Angola Novos trilhos para o Desenvolvimento. Lisboa: Movilivros.

Publicado
2025-03-12
Como Citar
Chiqueva, M. (2025). Fatores do insucesso escolar um estudo de caso na escola primária na província do Huambo - Angola. Revista Científica De Estudos Multidisciplinares Do Planalto Central, 1(2), 29-46. Obtido de https://portalpensador.com/index.php/REME/article/view/574