Directrizes para os autores

Directrizes para Autores

NORMAS DE SUBMISSÃO DOS ARTIGOS - Ao encaminhar o artigo as informações que permitem identificar os autores nas  propriedades do ficheiro word.doc,  devem ser apagadas.

AUTORIA MÚLTIPLA - Serão aceites para avaliação artigos com no máximo 4 (quatro) autores. Acima disso serão rejeitados.

 

1 - APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS

  • Estrutura e secções
  • Título;
  • Resumo /Abstract /Resumen;
  • Introdução;
  • Enquadramento teórico (com subtópicos);
  • Método (identificar subseções: participantes, instrumentos ou materiais e procedimentos);
  • Resultados;
  • Discussão (a título alternativo os resultados e discussão podem ser apresnetados num unico bloco com a denominação “Resultados e Discussão”);
  • Conclusão;
  • Agradecimento (se for o caso);
  • Referências Bibliográficas;
  • Apêndices ou anexos (caso existam).

Nota - Dependendo do tipo de artigo, o mesmo pode seguir outras especificações (ver estrutura dos subtipos de textos abaixo).

 

  • Formatação e configuração da página
  1. Os artigos devem apresentar na página inicialo título do artigo (com um número não superior a 14 palavras) em 3 (três)  idiomas: Português (em negrito, centralizado, tipo de letra Aptos, tamanho 14), Inglês (normal, centralizado, tipo de letra Aptos, tamanho 12) e Espanhol (normal, centralizado, tipo de letra Aptos, tamanho 12), sem identificação dos autores no texto do artigo ou no ficheiro enviado. Quando o artigo é publciado em língua estrangeira, então o mesmo deve trazer um resumo na língua de publicação e um outro em Português:
  2. O resumo do artigo deve ser escrito em três idiomas: Português (resumo), Inglês (abstract) e Espanhol (resumen). O texto do resumo deve utilizar tipo de letra Aptos, tamanho 11, justificado, espaçamento simples, máximo de 250 palavras e deve estar acompanhado das palavras-chave, sendo 5 (cinco) no máximo, separadas por vírgula “,”;
  3. O corpo do texto, da introdução em diante deve ser digitado em Word e os artigos devem ter no máximo 25 páginas (incluindo tabelas e figuras), tipo de letra Aptos, tamanho 12, espaçamento de 1.15 e o espaçamento entre linhas antes e depois 12;
  4. O texto deve ser justificado e as mudanças de parágrafo são apresentadas com mudança de linha;
  5. O intervalo entre subcapítulos deve ser de dois “enter”, antes de se inciar a primeira linha de texto;
  6. Somente o título do artigo, as secções e as expressões como por exemplo “Tabela 1” ou “Figura 3”, quando usadas, podem aparecer a negrito;
  7. As palavras em Latim ou língua estrangeira devem ser apresentadas em itálico ou entre aspas duplas (“…”);
  8. As frases transcritas de forma taxativa ou frases directas de entrevistas devem ser inseridas entre aspas duplas (“…”);
  9. Formatação das margens superior, inferior, esquerda e direita é 2,5cm;
  10. As Tabelasdeverão ser inseridas no corpo do texto, numeradas sequencialmente e com a devida indicação de fonte e/ou autoria;
  11. Os Gráficosdevem seguir a mesma orientação das tabelas. Para não comprometer o padrão estético da Revista e o processo de digitalização os gráficos devem sem enviados também em Excel;
  12. As Figuras, fotos e ilustraçõesdevem ser numeradas sequencialmente e enviadas em alta resolução em arquivos separados;
  13. A primeira vez que siglas ou abreviaturasforem mencionadas deve indicar-se a sua equivalência por extenso. Não utilizar siglas e abreviaturas no resumo ou no título do artigo.

 

NOTA - os artigos são submetidos em formato word (desde que não ultrapassem 2MB). Não são permitidos artigos em pdf ou outros que não sejam os mencionados.

 

  • Cedência de direitos (autorização para publicar)

Para benefício mútuo e tendo em conta os direitos de autor é necessário que os autores do artigo subscrevam a “Declaração de autorização para publicação e cedência de direitos autorais à REME”, documento que autoriza e valida a publicação do mesmo.

Esta Declaração será enviada aos autores no ambito do processo editorial.

 

2 - TIPOS DE TEXTOS PUBLICADOS

Artigos originais: trabalhos advindos de pesquisas teóricas (revisão narrativa da literatura ou meta-análise) ou empíricas (qualitativas ou quantitativas) que se refiram à extensão universitária e/ou sua interface com outras áreas do conhecimento, especialmente a área das ciências da educação. Devem possuir no máximo até 25 páginas (incluindo resumos, referências, tabelas e figuras). Devem ter obrigatoriamente as seguintes partes estruturais (incluindo referências, tabelas e figuras, se aplicável): Resumo; Introdução; Enquadramento teórico (com subtópicos); Método (identificar subseções: participantes, instrumentos ou materiais e procedimentos); Resultados; Discussão (a título alternativo os resultados e discussão podem ser apresentados numa única secção com a denominação “Resultados e Discussão”); Conclusão, Agradecimento; Referências Bibliográficas; e Apêndices ou anexos (caso existam).

 

Artigos de revisão da literatura:  baseados em revisão da literatura e estado da arte. Estrutura obrigatória: Introdução; Revisão da lieratura (com subtópicos); Método (critérios usados para a delimitação do material analisado, procedimentos de coleta dos dados documentais e procedimentos de análise); Resultados; Discussão (incluindo a conclusão) e Referências.

Artigos de estudos de caso:  resultantes de um estudo de caso. Deve obedecer à seguinte estrutura: Introdução (sem subtópicos); Enquadramento teórico (com subtópicos); Método (caracterização do caso em análise, procedimentos de avaliação e intervenção); Resultados; Discussão do caso (incluindo conclusão) e Referências.

Relato de experiência laboratorial: artigo que descreve o processo de realização de experiência laboratorial com resultados relevantes ou inovadores (técnica, metodologógica ou outra), onde são indicadas com precisão as condições de realização da experiência relatada e resultados (máximo até 25 páginas).

Relato de experiência profissional (estágio, prática pedagógica, etc.):  artigo que apresente descrição de experiência individual ou colectiva de proposta de intervenção pontual, que faça o contraponto teoria/prática e indique com precisão as condições de realização da experiência relatada (máximo até 25 páginas).

Entrevista: Relato de entrevista realizada com pesquisadores Nacionais e Internacionais de grande relevância científica para a área da Educação. A avaliação é realizada pelo Conselho Editorial e Equipe Executiva (05 a 15 páginas).

 

3 - NORMAS DE APRESENTAÇÃO DO ARTIGO

(Citações e referências bibliográficas)

A  adopta, as Normas de Publicação da APA: Publication Manual of the American Psychological Association (7ª Edição, 2020)

https://apastyle.apa.org/products/publication-manual-7th-edition 

 

4 - PROCESSO DE AVALIAÇÃO

No cadastramento o autor deve preenche os “detalhes do utilizador”: na forma de tratamento colocar o grau de que é titular, o ID ORCID, na afiliaçao colocar a Instituição a que está vinculado e apresentar um breve resumo do currículo profissional na biografia pessoal.

A análise do artigo só terá início após o preenchimento correcto dos campos requeridos na plataforma. Se não atendidas as directrizes o texto será devolvido e na segunda vez arquivado. Se a submissão estiver incompleta a mesma não será considerada.

Os textos podem ser redigidos em português, espanhol, ou inglês, mas a revista pode exigir a sua tradução.

 

5 - FASES DA AVALIAÇÃO

O processo de avaliação dos artigos submetidos à REME seguem 5 (cinco) fases: Triagem, Avaliação cega, Revisão, Edição e Publicação.

Triagem: esta fase inicia com a submissão do artigo pelo(s) autore(s). Aqui a revista faz uma verificação inicial para conferir se o artigo segue as directrizes da revista e atende às normas. Em caso negativo o mesmo é devolvido aos autores solicitando-se a respectiva adequação. Ao passar pela triagem está em condições de seguir para a fase seguinte.

Avaliação cega: o artigo  passa para a avaliação cega double view. Em caso de indecisão ou empate dos pareceres, o artigo é enviado para um terceiro avaliador para dar o seu parecer. O resultado é comunicado aos autores e em caso da necessidade de correcções no artigo, é estabelecido um prazo de 10 dias seguidos, para que os autores adequem o artigo. A avaliação cega é feita de acordo com as seguinte directrizes: Adequação do título ao conteúdo do texto; Relevância, desenvolvimento coerente  do texto e criatividade das formulações; Estrutura, qualidade do conteúdo escrito e adequação do aporte teórico; Linguagem: ortografia, concordância, coerência e coesão; Referências; e, Comentários adicionais que o avaliador achar importantes. Terminada a avaliação os seguintes pareceres podem ser dados: Aprovado; Aprovado com restrições, ou correcções obrigatórias; e, Rejeitado.

Revisão: esta fase ocorre quando o artigo já foi aceite e precisa de adequações que podem ser da estrutura, do texto, do conteúdo, ou outros aspectos sugeridos pelos avaliadores ou pelos revisores de texto.

Edição: fase final de preparação do texto pela equipa de edição para publicação no número ou fascículo da revista em que foi inserido o artigo.

Publicação: última fase em que o texto é finalmente disponibilizado publicamente no site da revista.

 

POLÍTICA DE TAXAS

REME não cobra taxa de submissão e publicação aos autores e nem de acesso aos leitores, mantendo os seus artigos livre.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.