Aplicação da Transformada de Laplace na Análise de Circuitos Eléctricos no Ensino da Física

Palavras-chave: Física Matemática, Transformada de Laplace, Circuitos eléctricos

Resumo

No presente artigo abordamos a aplicação da transformada de Laplace no Processo de Ensino – Aprendizagem no 4º Ano do Curso de Ensino da Física do ISCED – Huíla para determinar a corrente eléctrica que flui num circuito, como um método matemático de resolução mais cómodo de circuitos eléctricos mais complexos, quando as leis de Kirchhoff apresentam limitações no estudo de alguns circuitos. A transformada de Laplace aplica-se a qualquer circuito eléctrico independentemente da sua complexidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Jorge Maria Gonçalves Mayer, Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla, Angola

Professor Associado da Secção de Ensino da Física, do Mestrado em Ensino das Ciências do ISCED – HUÍLA e do Curso de Agregação Pedagógica. Doutor em Ciências Pedagógicas na especialidade de Física. Investigador em Didáctica da Física. Coordenador do Mestrado em Ensino das Ciências. Membro do Conselho Científico. Presidente da Associação Angolana de Física (AAF) e Vice-Presidente da União dos Físicos dos Países de Língua Portuguesa (UFPLP). 

Daniel Catalayu Passile, Escola do I Ciclo do Ensino Secundário da Arimba, Angola

Possui graduação em Fisica pelo Instituto Superior de Ciências da Educação - Huíla (2015), graduação em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Politécnico da Huila (2020) e mestrado em Física pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2023). Actualmente é docente do Instituto Superior de Ciências da Educação e docente do Instituto Superior Politécnico da Huíla.

Referências

Butkov, E, (1988). Física Matemática.

Mayer, J. (2015). Notas de Aulas de Física Matemática para o 4.º Ano do Curso de Ensino da Física do ISCED - HUÍLA. Angola.

Pacheco, S, (2011). Transformada de Laplace: Algumas aplicações. Monografia submetida à Universidade Federal de Santa Catarina para obtenção do grau de Especialista em Matemática.

Rezende, B, (2013). Notas de Aula do Cálculo III - Definição e cálculo da transformada de Laplace. Parte 1.

Silva, J, (2013). Notas de Aula: A Transformada de Laplace.

Sodré, U, (2013). Transformadas de Laplace. Notas de aulas para Computação, Engenharia Eléctrica e Engenharia Civil - material compilado no dia 6 de Maio de 2003.

Tonidandel, V & Araújo, A, (2012). Transformada de Laplace: uma obra de engenharia

Young & Fridman. (2008). Física III. Electromagnetismo. 12.ª Edição.

Publicado
2023-02-17
Como Citar
Mayer, J., & Passile, D. (2023). Aplicação da Transformada de Laplace na Análise de Circuitos Eléctricos no Ensino da Física. Revista Científica Do ISCED-Huíla, 2(1), 72 - 84. Obtido de https://portalpensador.com/index.php/RCIH/article/view/519