SURGIMENTO DA REVISTA

A REVISTA CIENTÍFICA DO ISCED-HUÍLA (RCIH) é produto trabalho da Direcção da instituição, capitaneada pelo Director Geral.

Os primeiros passos para a implementação do projecto foram dados em 2018 com o início de uma parceria que contribuiu para que a instituição tivesse condições de dar os passos necessários com o máximo de tranquilidade.

Deste modo, a partir de Janeiro de 2018, a instituição desencadeou um estudo para encontrar uma dentre várias possibilidades existentes para a criação de uma revista científica que lhe garantisse sustentabilidade e fiabilidade.  Assim, tendo sido escolhida a plataforma, Online Journal System, iniciou-se pelo caminho óbvio da formação dos nossos docentes, tendo sido convidados a participar todos os Chefes de Departamentos de Ensino e Investigação Científica.

A formação, que teve a duração de 2 dias, ocorreu no Laboratório de Informática do ISCED-Huíla, no mês de Abril de 2018. O principal propósito da formação foi  conhecer e compreender o seu funcionamento, possibilidades, processos de configuração, criação de periódicos, fases do processo editorial da revista/periódico na plataforma, fluxo de submissão, avaliação, fluxo de edição e processo de publicação.

O envolvimento e interesse dos docentes foi notável e ajudou, inclusive, a direcção a compreender e dimensionar melhor os esforços e recursos necessários ao projecto.

No ano seguinte (2019) a Área Científica da instituição, continuou seu trabalho de compreensão da plataforma e iniciou os primeiros testes e projecções, além de ter continuado a colectar informações de experiências internacionais e nacionais das potencialidades e limitações da plataforma, garantindo-se, dessa forma, que a implantação da revista não encontrasse obstáculos que prejudicassem o surgimento da mesma.

No final do mesmo ano e início de 2020, inciou-se, então finalmente, a criação da revista (elaboração de proposta de regulamento interno, normas editoriais e outros documentos de base, arquitectura técnica e tecnológica, identidade visual, foco e escopo, condições de acesso e de publicação, armazenamento na web, garantia de base de dados expansível, etc.).

O que apresentamos aqui é, portanto, o resultado de um trabalho extremamente criterioso  e responsável (algo que podemos dizer, sem absolutamente nenhum receio, pelo tempo, cuidado e paciência com que se tratou de cada pormenor da revista).

Agora, desejamos sinceramente, que todos possamos aproveitar o surgimento desse veículo de informação científfica. Para os nossos pesquisadores não somente do ISCED-Huíla, mas de todo o país, que encontrem aqui um lugar para divulgar seus estudos científicos, para os estudantes, que tenham de forma gratuita, acesso à um número crescente de artigos que possam ser usados como referência de estudo e de pesquisa.

 FOCO E ESCOPO

A REVISTA CIENTÍFICA DO ISCED-HUÍLA é uma publicação semestral do Instituto Superior da Ciências de Educação da Huíla, Angola. A Revista publica artigos académicos resultantes de pesquisas originais teóricas ou de campo da área da Educação e afins. A revista tem interesse em promover a divulgação das pesquisas científicas nacionais e internacionais, priorizando estudos inéditos, que ajudem a aprofundar a nossa compreenssão sobre os assuntos tratados.

A Revista não aceita manuscritos já publicados ou em avaliação em outros veículos; divulgados integral ou parcialmente na internet; partes de teses e dissertações e nem textos publicados em anais de eventos científicos.

 AVALIAÇÃO POR PARES

A REVISTA CIENTÍFICA DO ISCED-HUÍLA é aberta a contribuições  em português, inglês e espanhol. Os manuscritos submetidos são avaliados pela originalidade, importância do tema e a qualidade da metodologia científica utilizada, também são levadas em conta as normas editoriais adoptadas pela revista. Todos os manuscritos submetidos à revista são avaliados por um ou mais avaliadores especialistas no tema do artigo submetido. A avaliação é feita de forma anónima, por duplo cego (Double blind review), garantindo-se o sigilo em todo o processo de revisão.

Terminada a avaliação os manuscritos aceites são reencaminhados aos autores para correcções (caso se aplique) e/ou para que os mesmos tomem conhecimento das alterações sugeridas, ao final do processo, a decisão é comunicada pelo Editor-chefe, que é o único, além do Director, que tem contacto directo com os autores.

Textos com confirmação de plágio serão imediatamente rejeitados. A Revista adopta sistemas de identificação de plágio nos textos que recebe.

PERIODICIDADE

A REVISTA CIENTÍFICA DO ISCED-HUÍLA é uma revista semestral.

 POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

A RCIH oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio Da Democratização do conhecimento científico.

PROPRIEDADE INTELECTUAL

A REVISTA CIENTÍFICA DO ISCED-HUÍLA (RCIH) é editada pelo Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (https://www.isced-huila.ed.ao/page/principal  e-mail: rcih@ isced-huila.ed.ao)

Todo o conteúdo, salvo excepções, está licenciado sob: 

Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

 A  REVISTA CIENTÍFICA DO ISCED-HUÍLA (RCIH) mantém-se com fundos próprios do Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla e apoio de parceiros empresariais. 

ÉTICA E PESQUISA

A REVISTA CIENTÍFICA DO ISCED-HUÍLA (RCIH) adopta os princípios contidos nos Códigos de Ética do Committee on Publication Ethics (COPE).

 ENVIO DE MANUSCRITOS

Recebemos os artigos em fluxo contínuo, ou seja, os manuscritos podem ser enviados em qualquer altura do ano. Não publicamos dois ou mais artigos do(s) mesmo(s)  autor(es) num único número. Os autores devem esperar por um interstício de, no mínimo, 6 meses antes que novos artigos possam ser publicados na revista.

Os artigos devem ser enviados à Revista pelo site de submissão electrônica de manuscritos:

https://portalpensador.com/index.php/RCIH/about/submissions

Observações:

A revista não se responsabiliza pelas referências bibliográficas fornecidas pelos autores.

Os trabalhos, mesmo que não aceites para publicação, não serão devolvidos.

Os artigos originais enviados deverão estar definitivamente revistos e adequados às normas da Língua Portuguesa vigentes em Angola, podendo ser aceites textos escritos segundo o novo acordo ortográfico.

Os conceitos e declarações contidos nos trabalhos são de total responsabilidade dos autores.

Os trabalhos reflectem as opiniões de seus autores e não necessariamente as do Comitê Editorial e Científico da revista.