Problemática da Extensão Universitária como Desafio da Aprendizagem por Experiência

Caso da Escola Superior Pedagógica do Kuanza Norte

Palavras-chave: Problemática, Extensão universitária, Aprendizagem por experiência

Resumo

A pesquisa visou analisar as teorias que sustentam a problemática da extensão universitária como desafio da aprendizagem por experiência: no caso da Escola Superior Pedagógica do Kwanza Norte. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Os fundamentos teóricos apresentados de acordo com a base legal da extensão universitária, a qual permitiu-nos perceber que a Escola Superior Pedagógica do Kwanza Norte necessita de integrar a extensão universitária como desafio da aprendizagem por experiência. Além disso, as opiniões dos docentes e estudantes levaram-nos a confirmar que há maior interesse dos mesmos em participarem activamente na cooperação, quer seja a nível interno quer a nível externo, alegando ainda a falta da concretização e implementação da extensão universitária como um dos factores condicionante do ensino, investigação, extensão e inovação. Outrossim, por meios da observação e da entrevista foi constatado que há fraca promoção da aprendizagem por experiência, o que tem provocado descrédito na qualidade formativa e instrutiva dos estudantes por parte de potenciais empregadores. Todavia, a resolução cinge-se em tornar operante a extensão universitária através da integração, interdiciplinaridade e flexibilidade como princípios norteadores do Sistema de Educação e Ensino previstos nos diplomas e regulamentos do funcionamento do ensino superior angolano. Finalmente, as sugestões apresentadas estão em altura de perspectivar a extensão universitária nas instituições do ensino superior no geral e na ESPKN em particular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Pedro Chiangalala Kavela, Escola Superior Pedagógica do Kwanza Norte, Angola

Professor do Ensino Geral (2006-2010). Docente Universitário desde 2011. Bacharel em Filosofia (2002-2005), Licenciado em Educação Especial.

Francisco António José, Escola Superior Pedagógica do Kwanza Norte, Angola

Mestre em Ciências da Educação; Licenciado em Ensino da Língua Inglesa. Docente da Escola Superior Pedagógica do Kwanza Norte/Angola.

Bernardo Domingos Viana, Escola de Formação de Professor do II Ciclo de Camabatela/Cuanza Norte/Angola

Licenciado em Ensino da Língua Portuguesa e Professor do II Ciclo de Formação de Professores em Camabatela/Cuanza Norte/Angola.

Referências

Agência Angola Press. (3 de Março de 2017). Bengo: ESPB promove 1ª Conferência Internacional sobre extensão universitária em Angola. ANGOP.

Araujo, T. d. (2020). Aprendizagem baseada em projectos: a produção de videos de propaganda política na disciplina de Língua Inglesa no Ensino Médio. Em A. A. Carvalho, & O.-F.-U. d. Coimbra (Ed.), Actas do 5º Encontro sobre jogos e Mobile Learning (2ª Edição ed., Vol. 2, pp. 808-823). Coimbra: Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX.

Arceo, F. D. & Rojas, G. H. (2010). Estratégias docentes para un aprendizaje significativo: Una interpretación construtivista (3ª ed.). México: McGraw-Hill.

Assembleia Nacional. (7 de Outubro de 2016). Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino. Diário da República Nº 170. Luanda, Angola: Imprensa Nacional.

Assembleia Nacional. (1 de Fevereiro de 2018). Decreto Presidencial Nº 26-Estatuto Orgânico do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação. Launda: Imprensa Nacional.

Assembleia Nacional. (2018). Decreto Presidencial n.º 191/18-Estatuto da Carreira Docente do Ensino Superior de 08 de Agosto (Vol. I Série n.º 118). Luanda: Imprensa Nacional.

Assembleia Nacional. (1 de Fevereiro de 2018). Estatuto Orgânico do Miistério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação. Luanda, Angola: Imprensa Nacional.

Assembleia Nacional. (12 de Agosto de 2020). Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino. Lei n.º 32/20, de 12 de Agosto-Lei que altera a Lei n.º 17/16, de 7 de Outubro. Luanda, Angola: Imprensa Nacional.

Blanchard, M. & Muzás, M. D. (2008). Propostas metodológicas para professores reflexivos: Como trabalhar com a diversificação em sala de aulas. (E. e. Foco, ed., & C. P. Lopes, Trad.) São Paulo: Paulinas.

Boaventura, J. F., & Gonçalves, A. (2014). Reprojectar a Escola: Projecto Educativo e Projectos Curriculares na Comunidade Educativa. Roma: Projet Edizioni.

Carvalho [Coord.], A. D. (2006). Dicionário de Filosofia da Educação. Porto: Porto Editora.

Decreto Presidencial n.º 285/20. (29 de Outubro de 2020). Reorganização da Rede de Instituições Públicas de Ensino Superior. Diário da República, I Série n.º 173. Angola: Imprensa Nacional.

Departamento de Investigação Científica, I. E. (2014). Relatório Semestral das Actividades. Ndalatando: ESPKN.

Diário da República de Angola. (12 de Maio de 2009). Decreto n.º 7/09, de 12 de Maio. Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia. Luanda: Imprensa Nacional.

Dicionário Integral da Língua Portuguesa. (2009). Lisboa: textos Editores, Lda.

Dinello, R. (2007). Tratado de educación: proposta pedagógica del nuevo siglo, con los mapas conceptuales de la expressión Ludcreativa. Uruguay: Grupo Magró.

Escola Superior Pedagógica do Bengo. (24 de Maio de n.1-2019). Revista Angolana de Extensão Universitária. Acesso em 17 de Agosto de 2020, disponível em https://portalpensador.com/index.php

Escola Superior Pedagógica do Bengo. (24 de Maio de 2020). Diferentes Possibilidades e Resultados de Iniciativas de Extensão Universitária. 2ª Conferência Interncaional sobre Extensão Universitária em Angola. 2. Caxito/Bengo: ESPB. Fonte: RAEU-BENGO: https://portalpensador.com/index.php

ESPB & ISCED-Huíla. (2020). Edição Especial: Reflexões sobre os impactos da covid-19 na educação e outros questionamentos para a sociedade angolana. Revista Angolana de Extensão Universitária. 2. Caxito/Bengo: ESPB-ISCED-Huíla.

Fleury, J. (5 de Janeiro de 2017). Acesso em 22 de Setembro de 2018, disponível em http//www.estrategiaconcursos.com.br.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de Pesquisa Social. 6ª Ed. Atlas. S.A. São Paulo.Disponível,em:http://peuma.e.p.f.unblog.fr/files/2011/05/diciciona riopedaggicocitrico2011segundaedicin.pdf.

González, J. A., Fernández, A. H., & Camargo, C. (2014). Aspectos Fundamentais da Pesquisa Científica. Asunción: MARBEN & Gráfica.

Ima-Panzo, J. (2018). Extensão Universitária em Angola: Tendências, Acções e Projecções. Luanda Mayamba.

José, E. A. & Coelho, M. T. (1999). Problemas de Aprendizagem. São Paulo: Ática.

Kavela, P. C. (2018). O Pragmatismo como substrato filosófico e curricuar para a construção de saberes significativos nos estudantes do Ensino Superior em Angola. Prova Pública para Mudança de Categoria.

Ndalatando: Escola Superior Pedagógica do Kwanza Norte.

Magalhães, G. (2017). Como ser um bom aluno e ter sucesso na universidade. Luanda: Yossu Editora.

Martín, E. & Marchesi, A. (1995). Desenvolvimento matacognitivo e problemas de aprendizagem. Em Desenvolvimento Psicológico (Vol. 3, pp. 24-35). Porto Alegre: Artes Médicas.

Mauro, D. N. (2008). A importância do conceito no pensamento deweyano: relação entre pragmatismo e educação [Tese doutoral]. Acesso em 23 de Maio de 2020, disponível em https://www.teses.uspbr

Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil . ( 2013). Manual da aprendizagem: o que é preciso saber para contratar o aprendiz. Brasília: Secretaria de Inspeção do Trabalho.

Morais, M. d. (2001). Definição e avaliação da criatividade: Uma abordagem cognitiva. Braga: CEEP, Instituto de Educação e Psicologia Universidade do Minho.

Päss, A. R. (12 de Janeiro de 2012). Teorias de aprendizagem. Acesso em 23 de Julho de 2020, disponível em Scrinia Libris: https//www.scrinialibris.com

Sampieri, R. H., Fernández, C. & Lucio, C. P. (2014). Metodologia de la Invstigación (6ª ed.). Santa-Fé-México: MCGraw-Hill education.

Secretaria da Educação. (24 de Abril de 2020). Governo do Estado São Paulo. Acesso em 17 de Agosto de 2020, disponível em Unesp é destaque em ranking global que mede impacto social: https://www.educacao.sp.gov.br

Silva, E. A. (2016). Gestão do ensino superior em Angola: Realidades, tendências e desafios, rumo à qualidade. Luanda: Mayamba.

Spodek [Org.], B. (2010). Manual de Investigação em Educação de Infância ( 2ª Edição ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Tasso, C. & Aquino, A. D. (2007). Como aprender: andragogia e as habilidades de aprendizagem. São Paulo: Pearson.

Teta, J. S. (10 de Dezembro de 2001). Candidatura por Uma Universidade Moderna, Unida e Actuante. Luanda, Angola: Direcção dos Serviços de Documentação e Informação Científica da UAN.

Publicado
2023-02-21
Como Citar
Kavela, P., José, F., & Viana, B. (2023). Problemática da Extensão Universitária como Desafio da Aprendizagem por Experiência. Revista Científica Do ISCED-Huíla, 2(1), 85 - 107. Obtido de https://portalpensador.com/index.php/RCIH/article/view/334