O Ensino da Língua Nyaneka-Nkhumbi: Políticas Linguísticas Educativas Adoptadas Pelo Estado Angolano

Palavras-chave: Línguas de Angola, Língua Nyaneka-Nkhumbi, Políticas Linguísticas Educativas

Resumo

No presente artigo, pretendemos reflectir acerca das políticas linguísticas adoptadas pelo Estado Angolano, que sustentam a inserção, implementação e generalização do ensino das línguas angolanas de origem africana, no geral, e o da língua Nyaneka-Nkhumbi em particular na escola. Consideramos importante fazer esta reflexão, mediante análise de documentos legais sobre políticas linguísticas educativas do país, visto que poderá contribuir para uma utilização mais justa e adequada de todas as línguas de Angola, e ao mesmo tempo para a sua valorização no campo político, económico e social. A nossa análise incidirá sobre: i) a situação linguística em Angola e ii) as políticas linguísticas educativas em Angola. O presente estudo é descritivo, recorrendo à análise de documentos (legislação, documentos sobre políticas linguísticas educativas, e relatórios). Os resultados permitem reconhecer algumas fragilidades das leis sobre as políticas linguísticas educativas, tais como a falta de um estudo piloto junto das comunidades para a definição da língua a ensinar na escola, a formação de professores para as línguas bantu, a elaboração do alfabeto e manuais escolares para todas as línguas de Angola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Georgina Tchilinga Dumbo Pequenino de Figueiredo, Universidade de Aveiro, Portugal

Professora, Mestre em Teoria e Desenvolvimento Curricular pelo Instituto Superior de Ciências de Educação, ISCED-Huíla, actualmente Doutoranda em Didática e Desenvolvimento Curricular pela Universidade de Aveiro-Portugal. 

Referências

Chicumba, M. S. (2013). A educação bilingue em Angola e o lugar das línguas nacionais. In IV Colóquio Internacional de Doutorandos do CES (pp. 241–254). Disponível em: https://cabodostrabalhos.ces.uc.pt/n10/documentos/11.1.2

Decreto Lei no 13/ 2001 de 31 de Dezembro. Diário da República nº 64/ I Série. República de Angola.

Decreto Lei no 17/2016 de 7 de Outubro. Diário da República nº 170/16-I Série. República de Angola.

Dias, D., Palhares, P., & Costa, C. (2015). Os saberes matemáticos em armadilhas dos caçadores Nyaneka-Nkhumbi do sul de Angola. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, 8 (2), 326-340.

Fernandes, J. & Ntondo, Z. (2002). Angola: Povos e Línguas. (1.ª Ed.). Luanda: Editora Nzila.

Fonseca, D. J. (2012). As línguas nacionais e o prestigioso português em Angola. Anais do SIELP, 2 (1). Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/?page_id=3983

Freitas, D. E. G. (2014). O combate ao analfabetismo em Angola desde o acordo de paz (2002). Alfabetização e os seus constrangimentos no meio rural. Dissertação de mestrado em serviço social. Coimbra. Universidade de Coimbra.

Gomes, S. F. (2014). Relações entre língua oficial e línguas locais na escola: como as crianças de aldeias de Cabinda/Angola aprendem o português em Português. Dissertação de mestrado. Belo Horizonte. Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/buos-9n5ldm

Governo de Angola. (2010). Constituição da República de Angola. Disponível em: http://imgs.sapo.pt/jornaldeangola/content.

INIDE. (2005). Currículo de Formação de professores do 1º ciclo do ensino secundário. (1ª Edição). Luanda: Ministério da Educação. Angola.

INE. (2014). Census. Instituto Nacional de Estatística. Angola.

INL, (1979). Histórico sobre a criação dos Alfabetos em Línguas Nacionais. Angola.

Inverno, L. (2018). Contacto linguístico em Angola: Retrospetiva e perspetivas para uma política linguística. In

P.F., Pinto & S.M., Pfeifer (Org.). Políticas Linguísticas em Português (pp.87-112).Lisboa. Editorial: Lidel-Edições Técnicas, Lda.

Ministério da Cultura, (2011). Estatatuto das Línguas Nacionais. Angola

Ndombele, E. D. (2016). Identidade Linguística: Debate das Politicas Educativas em Angola. Pontos de Interrogação, 6 (2) (179-194).

Ndombele, E. D. (2017). Reflexão sobre as línguas nacionais no sistema educativo Angolano. Revista Internacional em Língua Portuguesa (31).

Noré, A. & Áurea, A. (2003). O ensino colonial destinado aos “indígenas” de Angola. Antecedentes do ensino rudimentar instituído pelo estado novo. Revista Lusófona de Educação, 1, 101-126.

PEN-Internacional. (1996). Declaração Universal dos direitos línguísticos. Revista Eletrónica de popularização científica em ciências da linguagem. Disponível em: www.letras.ufscar.br/linguasagem.

Servi, A. O. & Franc, D. O. (2014). O sucesso da educação em África: o desafio das línguas. In. O sucesso da Educação em África: os desafios das línguas. Síntese da conferência internacional, (pp. 1-20). Disponível em: http://www.ciep.fr/sources/conferences/o-sucesso-da-educacao-em-africa-o-desafio-das-linguas/sintese.

Silva, D. B. (2010). Política Linguística na África: do passado colonial ao futuro global. Revista África e Africanidade, 3 (10).Disponível: www.africaeafricanidade.com.br.

Zau, F. (2002). Angola: Trilhos para o desenvolvimento. Lisboa: Universidade Aberta.

Publicado
2023-02-17
Como Citar
de Figueiredo, G. (2023). O Ensino da Língua Nyaneka-Nkhumbi: Políticas Linguísticas Educativas Adoptadas Pelo Estado Angolano. Revista Científica Do ISCED-Huíla, 2(1), 10 - 28. Obtido de https://portalpensador.com/index.php/RCIH/article/view/256