Noções Matemáticas Sobre Comparação de Longitudes Mediante Mensuração com Unidade de Medidas não Convencionais
Resumo
A pesquisa que realizámos teve como objectivo elaborar uma proposta metodológica baseada em exercícios-problemas simples sobre a comparação de longitudes mediante a acção de medir, com unidades de medidas não convencionais. Para o desenvolvimento da pesquisa foram escolhidos, de forma intencional, 2 centros infantis, 2 creches e 6 escolas do Ensino Primário, com salas de Iniciação, localizadas na cidade do Sumbe. Tendo em conta o objectivo proposto adoptou-se o paradigma construtivista, seguindo uma metodologia de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso, cujos resultados demonstraram, que embora o currículo construído para o subsistema de ensino pré-escolar oriente algumas actividades metodológicas e práticas para o desenvolvimento dos conteúdos, ainda existem dificuldades no tratamento metodológico dos conteúdos matemáticos relacionados com as longitudes, que está associada à preparação pedagógica dos professores/educadores, influenciando de forma directa na aprendizagem das crianças. Relacionados à estes factores, foram manifestadas às seguintes insuficiências: poucas actividades realizadas com as crianças para potenciar a acção de medir com unidades de medidas não convencionais; deficiente assimilação dos procedimentos para a comparação de longitudes; falta de autonomia nas crianças na realização das actividades de medir com unidades de medidas não convencionais; pouca aplicação nas crianças da acção de medir em planos reduzidos com unidades de medidas não convencionais.
Downloads
Referências
ADRA & UNICEF. (2016). Educação no OGE 2016. Angola. Disponível em: https://issuu.com/unicefangola/docs/analise_oge2016_educacao. Recuperado em: 10 de Julho de 2020.
Angola. Decreto-lei nº 17/16. (2016). Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino, alterada pela Lei nº 32/20, de 12 de Agosto. Diário da República, I Série nº 170 (07-10-16), 3994-4013. Angola: Impressa Nacional.
Azevedo, H. H., & Schnetzler, R. P. (2007). O Binómio Cuidar-Educar na Educação Infantil e a Formação Inicial de seus profissionais. In: 28º Reunião da Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Disponível em https://anped.org.br/biblioteca/item/o-binomio-cuidar-educar-na-educacao-infantil-e-formacao-inicial-de-seus. Recuperado em 3 de Junho de 2020.
Cláudio, A. N. (2011). Currículo de Educação Pré-Escolar. Luanda, Angola: INIDE.
Lazo, C. G. (2015). Iniciación a la Medida en la Educación Infantil: propuesta de actividades para alumnos de 4-5 años. Dissertação de Mestrado. Universidad de Valladolid. Facultad de Educación de Palencia Autoridad UVA. Disponível em: http://uvadoc.uva.es/handle/10324/15961. Recuperado em 2 de Junho de 2020.
Pozebon, S., & Lopes, A. R. (2013). Grandezas e medidas: Surgimento Histórico e contextualização curricular. VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Rio Grande do Sul - Brasil. Disponível em: http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vi/paper/viewFile/971/908. Recuperado em: 2 de Junho de 2020.
Soledad, Q. T., & Susana, S. C. (2014). Analisis del material didáctico en la iniciación de la noción de medida en los niños de 5 a 6 años del Jardín de Infantes "República de Cuba" ubicado en el Barrio "Cuedina" de la Parroquia de
Amaguaña. Equador. Disponível em: http://repositorio.espe.edu.ec. Acessado em 1 de junho de 2020.
Direitos de Autor (c) 2020 Revista Científica do ISCED-Huíla
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este artigo está licenciado sob a licença: Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Ao submeter o manuscrito o autor está ciente de que os direitos de autor passam para a Revista Científica do ISCED-Huíla.