O Mal-estar Como Condição de Normalidade

Palavras-chave: Quarentena, Isolamento Social, Notícias falsas

Resumo

O entrevistado é docente do ensino superior, fez parte de um dos últimos contingentes de cidadãos angolanos, que puderam regressar à casa antes de se decretar o Estado de Emergência no dia 26 de Março de 2020. O país de origem é Portugal, que, naquela altura,  já registava vários casos de contaminação pela COVID-19, razão pela qual o entrevistado cumpriu a quarentena domiciliar obrigatória. A situação acima apresentada colocam-no no centro das discussões que pretendemos apresentar neste número da revista. O entrevistado sofreu grande pressão social e psicológica, na forma de notícias e denúncias falsas, que serviam para alimentar um alarmismo contraproducente para os órgãos públicos. A entrevista tem grande valor académico, pois se constitui em fonte importante de pesquisa para compreender os impactos da pandemia nas suas diversas intersecções com a dimensão do humano. Esta entrevista foi realizada no dia 7 de Maio de 2020. O entrevistado recebeu o resultado negativo do teste de coronavírus - SARS Cov-2 no dia 12 de Maio de 2020, por meio do processo n.º 4124.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Cathy Soares Ribeiro

Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Superior Politécnico de Lisboa. Foi Responsável do Gabinete de Comunicação e Imagem e dos Serviços Académicos e de Apoio ao Estudante no Instituto Superior Politécnico Gregório Semedo em Angola. Actuou no projecto SCIONA junto do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla em cooperação com NUST, por meio de financiamento da União Europeia. Possui experiência docente universitária. 

Frederico Ferreira Puassa Lutumba, Escola Superior Pedagógica do Bengo, Angola

Docente do Departamento de Ciências Sociais da Escola Superior Pedagógica do Bengo. Doutorando em Estudos Africanos pelo ISCET-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal. Também é membro do Angola Research Network.

Referências

.
Publicado
2020-07-25
Como Citar
Ribeiro, C., & Lutumba, F. (2020). O Mal-estar Como Condição de Normalidade. Revista Angolana De Extensão Universitária, 2(2), 145 - 153. Obtido de https://portalpensador.com/index.php/RAEU-BENGO/article/view/226