Continuidade da Acção Educativa e Ensino no Contexto Domiciliar Angolano Durante a Pandemia da COVID-19

Palavras-chave: COVID-19, Alternativas educacionais, Família

Resumo

Este artigo resulta de um estudo que teve como propósito identificar as formas educativas adoptadas pelos pais e encarregados de educação (PEE), para apoiar o processo de ensino e aprendizagem dos filhos, e, como estas (formas) se foram efetivando no contexto familiar e/ou domiciliar durante a quarentena imposta pela pandemia COVID-19. Para tal, optou-se por uma metodologia assente no paradigma quantitativo, tendo os dados sido recolhidos por meio de um inquérito por questionário, respondido por uma amostra de 50 pais e encarregados de educação. Da investigação, destacam-se os seguintes resultados: o número de filhos interfere na organização, orientação e condução condigna das acções educativas em casa; os cadernos de conteúdos e manuais escolares dos filhos, foram tidos como os meios mais utilizados durante as aulas domiciliares; acompanhar os filhos durante a tele-aula, auxiliá-los na escrita de textos, resolução de exercícios de matemática e tarefas deixadas pelos professores antes do confinamento familiar, foram tidas como as formas de apoio ao ensino, mais utilizadas pelos pais durante o período de isolamento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Fortunato Pedro Talani Diambo, Escola Superior Pedagógica da Lunda-Norte. Universidade Lueji A'Nkonde, Angola

Mestre em Administração e Gestão de Educação pela Universidade de Évora/Portugal; Licenciado em Ciências de Educação na especialidade de Ensino de Matemática pelo Instituto Superior de Ciências de Educação da Huila, Angola. Professor Auxiliar e Vice-Decano para Área Académica da Escola Superior Pedagógica da Lunda-Norte da Universidade Lueji A´  Nkonde em Angola.

Carlos Pedro Cláver Yoba, Universidade Lueji A´Nkonde, Angola

Doutor em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas de Havana-Cuba. Professor Catedrático e Reitor  da Universidade Lueji A’Nkonde, onde já exerceu o cargo de Pró-Reitor para a Cooperação. Desenvolve pesquisas nas áreas de Orientação profissional e vocaciona, Motivação profissional e Metodologia de investigação Científica. Já exerceu vários cargos de de gestão em universidades públicas Angolanas, possuindo largo conhecimento sobre a educação em Angola.

Francisco António Macongo Chocolate, Instituto Superior de Ciências de Educação de Cabinda. Universidade 11 de Novembro, Angola

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Mestre em Psicologia Educacional pelo Centro Universitário Fieo, UNIFIEO, Osasco–Brasil. Licenciado em Ciencias da Educação, Opçaõ Esnino da Psicologia pela Universidade Agostinho Neto Angola. Actualmente exerce a função de Vice-Reitor para a Extensão e Cooperação da Universidade 11 de Novembro e docente no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED-UON), nas disciplinas de Psicologia Geral e Metodologia de Investigação em Educaçã na categoria de Professor Auxiliar.

Referências

Afonso, N. (2014). Investigação naturalista em educação: Um guia prático e crítico. Portugal: Fundação Manuel Leão, V. N. Gaia.

Dessen, M. A. & Polonia, A. C. (2007). Família e escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia, 17(36), 21-32.

Davies, D. (1989). As escolas e as famílias em Portugal, realidades e perspectivas. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte.

Diambo, F. P. T. (2019). Envolvimento da família no contexto escolar: Um estudo de caso numa escola pública em angola (Tese de Doutoramento). Universidade da Beira Interior. Covilhã, Portugal.

Hill, M. M. & Hill, A. (2016). Investigação por Questionário (2.ª Edição.). Lisboa, Portugal: Edições Sílabo, Lda.

Junior, O. T. V. (2020). Revisão de Literatura para uma proposta de Construção de Ambiente de Aprendizagem Social com foco no processo Interação e Comunicação de Estudantes em Redes Digitais durante a epidemia do COVID-19. BIUS -Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologial. v. 16 n. 10.

Marconi, M. A. & Lakatos, E. M. (2003). Fundamentos de metodologia científica. São Paulo, Brasil: Editora Atlas S.A.

Neves, L. (2020). O ensino e os professores na Escola Pública durante a pandemia COVID-19. Público. Comunicação social SA. Recuperado de https://www.publico.pt/2020/04/04/sociedade/opiniao/ensino-professores-escola-publica-durante-pandemia-COVID19-1910904. Acessado em 13 de Abril de 2020.

Pires, R. R. C. (2020). Os efeitos sobre grupos sociais e territorios vulnerabilizados das medidas de enfrentamento à crise sanitária da COVID-19: Propostas para o aperfeiçoamento da acção pública. Instituto de Pesquisa Económica Aplicada (ipea). Recuperado de http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9839. Acessado em 13 de Abril de 2020.

Santiago, R. A. (1996). A escola representada pelos alunos, pais e professores. Aveiro, Portugal: Aveiro.

Tedesco, J. C. (1999). O novo pacto educativo: Educação, competitividade e cidadania na sociedade moderna. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.

Universidade Católica de Angola (UCAN). (2013). Relatório Social de Angola 2012. Luanda, Angola: Universidade Católica de Angola. Recuperado de http://www.ceic-ucan.org/wp-content/uploads/2014/04/RELAT%C3%93RIO-SOCIAL-DE-ANGOLA-2012.pdf. Acessado em 27 de Junho de 2020.

Universidade Federal do Amazonas (UFAM). (2020). Guia de orientações da PROEG diante da pandemia COVID-19. Manaus, Brasil. Recuperado de https://edoc.ufam.edu.br/bitstream/123456789/3102/1/PROEG_GUIA%20DE%20ORIENTACOES_COVID19.pdf. Acessado em 13 de Abril de 2020.

Universidade Gregório Semedo (UGS). (2020). Plataforma de Gestão Académica e de Informação. Luanda, Angola. Recuperado de https://ugs.ed.ao. Acessado em 13 de Abril de 2020.

Universidade Metodista de Angola (UMA). (2020). Plataforma de Gestão Académica e de Informação. Luanda, Angola. Recuperado de https://www.uma.co.ao. Acessado em 13 de Abril de 2020.

Vilelas, J. (2017). Investigação: O processo de construção do conhecimento. Lisboa, Portugal: Edições silabo.

Publicado
2020-07-25
Como Citar
Diambo, F. P., Yoba, C. P., & Chocolate, F. A. (2020). Continuidade da Acção Educativa e Ensino no Contexto Domiciliar Angolano Durante a Pandemia da COVID-19. Revista Angolana De Extensão Universitária, 2(2), 68 - 88. Obtido de https://portalpensador.com/index.php/RAEU-BENGO/article/view/199