Um Olhar Sobre o Currículo de Formação de Professores do Ensino Primário do Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela

Palavras-chave: Currículo, Formação de professores, Ensino médio

Resumo

O presente trabalho resulta de uma observação documental, cujo objectivo é analisar o curso de formação de professores do Ensino Primário do Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela (ISCED-Benguela), em particular a sua grelha curricular para a constituição dos dados, foi analisada a grelha curricular do curso onde categorizamos por: fundamentos de conhecimentos teóricos da educação, conhecimentos relativos à formação profissional específica, saberes relacionados e actividades complementares. A mesma categorização permitiu constatar que o referido currículo apresenta um conjunto de disciplinas bastante dispersas e “preocupantes” se tivermos que olhar nas justificações apresentadas para a criação do curso ou mesmo ainda se tivermos que olhar para o objectivo da alteração da lei de base do sistema de educação de Angola (Decreto Presidencial nº 160/18, 2018).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

David Benje Mucuenje, Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola

Mestre em Ensino de Ciências, na opção de Matemática pelo Instituto Superior de Ciências de Educação da Huila – Angola. Licenciado em Ensino de Matemática na opção de Matemática, no Instituto Superior de Ciências de Educação de Benguela da Universidade Agostinho Neto-Angola. 

Referências

Alarcão, I. (2005). Formação Reflexiva de professores: estratégia de Supervisão . Porto: Porto Editora.

Bardin, L. (1991). Análise de Conteúdo . Lisboa: Edições 70.

Bondo, P. F. (1980). A situação curricular na U.A.N. A Reforma curricular a U.A.N. : Seus prossupostos Básicos e possibilidades. Luanda: Revista do ISCED.

Cardoso, E., & Flores, M. A. (2009). A formação Inicial de Professores em Angola. Problemas e Desafios. Actas do X Congresso Internacional. Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho.

Chivela, D. (1986). Avaliação Reforma e Desenvolvimento curricular . Luanda: INIDE.

Decreto Presidencial nº 160/18, 3. d. (3 de Julho de 2018). Estatuto da Carreira dos Agentes de Educação. Estatuto da Carreira dos Agentes de Educação.

Decreto Presidencial nº193/18, d. 1. (10 de Agosto de 2018). Normas Curriculares Gerais para cursos de Graduação do subsistema de Ensino Superior.

Despacho nº13, R.-U. (01 de Outubro de 2013). Diário da República lei nº 13/01, d. A. (s.d.). Lei de Bases do sistema de educação.

Ferreira, A. d. (2008). Repensar a profissionalização em Ciências da Educação. Actas do primeiro encontro Nacional das Ciências da Educação (p. 12). Luanda :CIED-Braga-Portugal.

INIDE. (2019). Plano Curricular. Ensino Secundário Pedagógico. Luanda: Editora Moderna / 1ª Edição.

Kajibanga, V. (2002). Introdução ao Dossier sobre a reforma curricular: Luanda. Dossie do Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda . Luanda: Edições Kulonga.

Lessard, C., & Tardif, M. (2005). Elementos para uma teoria da docência como profissão de interação humanas. Tradução de João Batista Kreuch. Petrópoles,Rio de Janeiro: Vozes.

Ministério da Educação. (1978). Princípios de Base para a reforma do sistema de Educação e Ensino. República Popular de Angola.

Ministério da Educação, A. (2004). Consulta Pública sobre o plano de acção Nacional de educação para todos: Cronograma e Estratégia de implantação da lei de bases do sistema de Educação. Vol.6. Luanda.

Morgado, J. (2012). O estudo de Caso na Investigação em educação. De Facto.

Neto, M. B. (2005). História e educação em Angola. Do colonialismo ao Movimento popular de Libertação de Angola. SP-Brasil: Campinas.

Oliveira, T., Alves, F., Almeida, M., Domingues, F., & Oliveira, A. (2017). Formação de Professores em foco: Uma Análise Curricular de Um curso de Licenciatura em Química. Actio, 137-158.

Silva, J. M., & Gadelha, L. (2012). O curriculo e a formação de professores na Educação do Campo. FRONTEIRAS COMTEPORÂNEAS. " Desenvolvimento, conflitos e Sociabilidades nas Amâzonias, 17.

Simão, P. (1980). Reforma Educativa no contexto do desenvolvimento de Angola . Luanda/RPA: INALD.

Tiboni, C. (2010). Estatística Básica. Para os Cursos de Administração, Ciências Contábeis, Tecnológicos e de Gestão. São Paulo : Editoras Atlas.

Publicado
2020-10-29
Como Citar
Mucuenje, D. (2020). Um Olhar Sobre o Currículo de Formação de Professores do Ensino Primário do Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela. Revista Científica Do ISCED-Huíla, 1(01), 84-103. Obtido de https://portalpensador.com/index.php/RCIH/article/view/289