Um Olhar Sobre o Currículo de Formação de Professores do Ensino Primário do Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela
Resumo
O presente trabalho resulta de uma observação documental, cujo objectivo é analisar o curso de formação de professores do Ensino Primário do Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela (ISCED-Benguela), em particular a sua grelha curricular para a constituição dos dados, foi analisada a grelha curricular do curso onde categorizamos por: fundamentos de conhecimentos teóricos da educação, conhecimentos relativos à formação profissional específica, saberes relacionados e actividades complementares. A mesma categorização permitiu constatar que o referido currículo apresenta um conjunto de disciplinas bastante dispersas e “preocupantes” se tivermos que olhar nas justificações apresentadas para a criação do curso ou mesmo ainda se tivermos que olhar para o objectivo da alteração da lei de base do sistema de educação de Angola (Decreto Presidencial nº 160/18, 2018).
Downloads
Referências
Alarcão, I. (2005). Formação Reflexiva de professores: estratégia de Supervisão . Porto: Porto Editora.
Bardin, L. (1991). Análise de Conteúdo . Lisboa: Edições 70.
Bondo, P. F. (1980). A situação curricular na U.A.N. A Reforma curricular a U.A.N. : Seus prossupostos Básicos e possibilidades. Luanda: Revista do ISCED.
Cardoso, E., & Flores, M. A. (2009). A formação Inicial de Professores em Angola. Problemas e Desafios. Actas do X Congresso Internacional. Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho.
Chivela, D. (1986). Avaliação Reforma e Desenvolvimento curricular . Luanda: INIDE.
Decreto Presidencial nº 160/18, 3. d. (3 de Julho de 2018). Estatuto da Carreira dos Agentes de Educação. Estatuto da Carreira dos Agentes de Educação.
Decreto Presidencial nº193/18, d. 1. (10 de Agosto de 2018). Normas Curriculares Gerais para cursos de Graduação do subsistema de Ensino Superior.
Despacho nº13, R.-U. (01 de Outubro de 2013). Diário da República lei nº 13/01, d. A. (s.d.). Lei de Bases do sistema de educação.
Ferreira, A. d. (2008). Repensar a profissionalização em Ciências da Educação. Actas do primeiro encontro Nacional das Ciências da Educação (p. 12). Luanda :CIED-Braga-Portugal.
INIDE. (2019). Plano Curricular. Ensino Secundário Pedagógico. Luanda: Editora Moderna / 1ª Edição.
Kajibanga, V. (2002). Introdução ao Dossier sobre a reforma curricular: Luanda. Dossie do Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda . Luanda: Edições Kulonga.
Lessard, C., & Tardif, M. (2005). Elementos para uma teoria da docência como profissão de interação humanas. Tradução de João Batista Kreuch. Petrópoles,Rio de Janeiro: Vozes.
Ministério da Educação. (1978). Princípios de Base para a reforma do sistema de Educação e Ensino. República Popular de Angola.
Ministério da Educação, A. (2004). Consulta Pública sobre o plano de acção Nacional de educação para todos: Cronograma e Estratégia de implantação da lei de bases do sistema de Educação. Vol.6. Luanda.
Morgado, J. (2012). O estudo de Caso na Investigação em educação. De Facto.
Neto, M. B. (2005). História e educação em Angola. Do colonialismo ao Movimento popular de Libertação de Angola. SP-Brasil: Campinas.
Oliveira, T., Alves, F., Almeida, M., Domingues, F., & Oliveira, A. (2017). Formação de Professores em foco: Uma Análise Curricular de Um curso de Licenciatura em Química. Actio, 137-158.
Silva, J. M., & Gadelha, L. (2012). O curriculo e a formação de professores na Educação do Campo. FRONTEIRAS COMTEPORÂNEAS. " Desenvolvimento, conflitos e Sociabilidades nas Amâzonias, 17.
Simão, P. (1980). Reforma Educativa no contexto do desenvolvimento de Angola . Luanda/RPA: INALD.
Tiboni, C. (2010). Estatística Básica. Para os Cursos de Administração, Ciências Contábeis, Tecnológicos e de Gestão. São Paulo : Editoras Atlas.
Este artigo está licenciado sob a licença: Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Ao submeter o manuscrito o autor está ciente de que os direitos de autor passam para a Revista Científica do ISCED-Huíla.