Ensino-aprendizagem dos Problemas Químicos com Cálculo no Ensino Secundário do Namibe

Palavras-chave: Processo de ensino-aprendizagem, Problemas químicos com cálculo, Resolução de problemas

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem a partir do enfoque da resolução de problemas, como uma preocupação didáctica, deve estar orientado à realização de actividades que criem situações problemáticas cuja resolução requer: analisar, descobrir, elaborar hipóteses, confrontar, reflectir, argumentar e comunicar ideias. Isto orienta à busca de um modelo de ensino-aprendizagem que potencie o desenvolvimento de habilidades, valores e da independência cognitiva. O objectivo do presente estudo é o de elaborar uma metodologia para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem na resolução de problemas químicos com cálculo, mediante a problematização da realidade contextual. Sistematizam-se as principais contribuições teóricas e metodológicas para o desenvolvimento deste processo; identificam-se os seus pontos fortes e pontos fracos e sobre essa base, elabora-se a metodologia para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos problemas químicos com cálculo. A metodologia foi implementada na práctica, o que permitiu identificar a sua pertinência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Bernardo Manuel Camunda, Escola Superior Pedagógica do Namibe, Angola

Doutor em Ciências Pedagógicas, Professor Auxiliar e Director Geral da Escola Superior Pedagógica do Namibe, unidade orgânica da Universidade Mandume Ya Ndemufayo. 

Referências

Andre, M. J. (2008). A resolução de problemas na consolidação do conceito de reacção Quimica. Trabalho apresentado para a obtenção do grau de licenciado em educação. Opção Química. ISCED. Lubango. Angola.

Azcue, M., Diez, M.L., Lucanera, V y Scandroli N. (2002). Resolución de problemas de Química: Analizando dificultades en la comprensión de un enunciado. Facultad de Ciencias Veterinarias -15-9-03 UNCPBA – Tandil – Argentina.

Bernabeu, P. M. (2005). Una concepción didáctica para el aprendizaje del cálculo aritmético en el primer ciclo. Tesis en opción al grado científico de doctor en ciencias pedagógicas. ICCP. La Habana.

Fins, J. A. (2007). Sistema multimédia para o ensino aprendizagem da volumetria de neutralização. Dissertação de Mestrado. Instituto Superior de Ciências da Educação. Universidade Agostinho Neto. Lubango, Angola.

Ndala, D. (2007). A experimentação no ensino dos compostos complexos na especialidade Química do ISCED. Dissertação de Mestrado. Instituto Superior de Ciências da Educação. Universidade Agostinho Neto. Lubango, Angola.

Pedro, F. (1988). Elaboração, comprovação e aplicação de trabalhos práticos de Química Orgânica. Trabalho apresentado para a obtenção do grau de licenciado em educação. Opção Química. ISCED. Lubango. Universidade “Agostinho Neto”.

Pinto, C. A. R. (2012). Resolução de problemas, uma alternativa metodológica para o ensino – aprendizagem da estequiometria no 1º ano do curso de Química do ISCED – Huíla. Dissertação de Mestrado. Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla.

Polya, G. (1968). How to solve it. Nueva Jersey. Princeton: Princeton University Press.

Rojas, C. (1990). Metodología de la Enseñanza de la Química. Ciudad de la Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Tomalela, M. (1986). Algumas propostas sobre a realização das exigências pedagógicas. Trabalho apresentado para a obtenção do grau de licenciado em educação. Opção Química. ISCED. Lubango. Angola.

Publicado
2020-11-06
Como Citar
Camunda, B. (2020). Ensino-aprendizagem dos Problemas Químicos com Cálculo no Ensino Secundário do Namibe. Revista Científica Do ISCED-Huíla, 1(01), 158-177. Obtido de https://portalpensador.com/index.php/RCIH/article/view/273