Reestruturação do Ensino Superior e os Novos Espaços para a Extensão Universitária em Angola

Palavras-chave: Reestruturação do Ensino Superior, Extensão universitária em Angola, Curricularização da extensão

Resumo

 Nesta entrevista, o Secretário de Estado para o Ensino Superior aborda a questão da reestruturação do Ensino Superior e da urgente necessidade de atualização das normas que regulam o subsistema de Ensino Superior, por formas a adequá-lo às necessidades do desenvolvimento do país. Reitera a importância da extensão como acção que se articula com as outras funções da universidade, por meio de acção intencional por parte dos gestores, seguindo processos de institucionalização de projectos, articulação com o ensino e investigação, busca de parcerias e mobilização dos docentes, estudantes e outros actores. Sobre a curricularização, defende que, pela sua natureza, a extensão não tem necessidade de ser curricularizada, sem negligenciar a necessidade de organização, planeamento e controlo. Fala da importância de identificar as boas práticas de extensão para que se tomem como referência e destaca, nessa direção, a Conferência Internacional de Extensão Universitária organizada pela Escola Superior Pedagógica do Bengo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Eugênio Adolfo Alves da Silva, Ministério do Ensino Superior, Ciência Tecnologia e Inovação, Angola

Doutor em Educação na área de especialidade de Organização e Administração Escolar pela Universidade do Minho (2003). É licenciado em Ciências da Educação (1985), na opção Pedagogia, pelo ISCED do Lubango. É professor há 42 anos, tendo passado pelo ISCED-Lubango, Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Trabalha desde 2014 na Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadros, adstrita ao Gabinete de Quadros da Casa Civil do Presidente da República. Actualmente é Secretário de Estado Para o Ensino Superior.

Felizardo Tchiengo Bartolomeu Costa, Escola Superior Pedagógica do Bengo, Angola

Doutor em Psicologia pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis (UNESP). Actualmente é docente e Director Geral Adjunto para a Área Científica da Escola Superior Pedagógica do Bengo. Actua em psicologia social, psicologia organizacional e do trabalho, imigração e transnacionalismo e em educação (formação de professores). Membro do Grupo de Pesquisa Figuras e modos de subjetivação no contemporâneo, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na qualidade de colaborador estrangeiro. 

Carlos Cabombo do Nascimento Miguel, Escola Superior Pedagógica do Bengo, Angola

Licenciado em ensino da Língua Portuguesa pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda. Mestre em Sociologia pela Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto, área da Sociologia da Literatura. É coordenador do Projecto de pesquisa e extensão universitária: Literatura, interpretação e Desenho (LID) afecto ao Departamento de Letras Modernas da Escola Superior Pedagógica do Bengo.

Referências

.
Publicado
2021-05-19
Como Citar
Silva, E., Costa, F., & Miguel, C. (2021). Reestruturação do Ensino Superior e os Novos Espaços para a Extensão Universitária em Angola. Revista Angolana De Extensão Universitária, 2(3). Obtido de https://portalpensador.com/index.php/RAEU-BENGO/article/view/370