Educação e Ensino em Tempo de Emergência: Realidades e Desafios em Angola

Palavras-chave: Editorial

Resumo

Qualquer olhar sobre o início do ano de 2020 reforça a ideia da onda de indefinição causada pela pandemia da COVID-19 que assola a maior parte dos países do mundo, acarretando consigo a constatação de um presente de profunda desgraça e um futuro de incerteza em todos os domínios da vida, incluindo o da educação e do ensino, nos quais os progressos até então alcançados, na senda da garantia do acesso universal e inclusivo aos cidadãos, sofrem um profundo abalo, para o qual todos os países do mundo, sem excluir Angola, estão instados a encontrar um conjunto de soluções necessárias, oportunas e viáveis. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Felizardo Tchiengo Bartolomeu Costa, Escola Superior Pedagógica de Bengo, Angola

Doutor em Psicologia pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis (UNESP). Actualmente é docente e Director Geral Adjunto para a Área Científica da Escola Superior Pedagógica do Bengo. Actua em, psicologia social, psicologia organizacional e do trabalho, imigração e transnacionalismo e em educação (formação de professores). Membro do Grupo de Pesquisa Figuras e modos de subjetivação no contemporâneo, do(a) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na qualidade de colaborador estrangeiro. 

João Ima Panzo, Acção Cultural de Língua Portuguesa do Secretariado Executivo da CPLP (Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior)

Doutor em Letras. Professor Associado da Universidade LuejiA”Nkonde e actualmente Director da Acção Cultural de Língua Portuguesa do Secretariado Executivo da CPLP (Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior). Foi Director Geral da Escola Superior Pedagógica do Bengo até Fevereiro de 2020, Director Geral Adjunto para os Assuntos Científicos da Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte (2009 – 2012). Possui várias comunicações dentro e fora de Angola e publicações científicas. Sua obra mais recente é: Português Língua Segunda em Angola: Representações & Linhas de Actuação (2019).

Referências

.
Publicado
2020-07-28
Como Citar
Costa, F., & Panzo, J. (2020). Educação e Ensino em Tempo de Emergência: Realidades e Desafios em Angola. Revista Angolana De Extensão Universitária, 2(2), 07-10. Obtido de https://portalpensador.com/index.php/RAEU-BENGO/article/view/237