Melhoria nos Processos de Gestão das Acções de Extensão Universitária, Face ao COVID-19

Palavras-chave: Gestão, Melhoria, Extensão universitária, Covid 19

Resumo

Como resultado do impacto social da Covid 19 e as medidas epidemiológicas para o seu controle, foram geradas transformações na gestão universitária para dar continuidade aos processos de formação dos profissionais, que se manifestam na extensão universitária como um objecto substantivo do processo de aperfeiçoamento para actualizar o seu conteúdo, considerando as tarefas de estudantes e professores relacionadas aos subprocessos de promoção cultural, formação e capacitação, projectos de extensão que os transformam, considera-se a relação entre universidade e sociedade, com ênfase nas particularidades das comunidades onde convivem os estudantes, como caracterizadora do contexto que determina a estruturação de estratégias de extensão que promovam a continuidade do processo de formação, ao articular nas tarefas os componentes académico-laboral-investigativo-extensionista cujo desenho, execução, controle, retro alimentação e avaliação se realizam utilizando as redes sociais nas formas descritas neste trabalho, que tem como objectivo fundamentar a melhoria do processo de gestão da extensão universitária a partir do seu conteúdo, como uma alternativa viável para manter a formação dos estudantes universitários na pandemia causada pela Covid 19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Inidia Rubio Vargas, Universidade de Havana, Cuba

Licenciado em Educação, especializado em Matemática, Doutor em Ciências Pedagógicas, Mestre em Ciências da Educação, Docente na Universidade de Havana. Pares académicos latino-americanos acreditados pela Rede Internacional de Educação e Pedagogia (REDIPE). Presidente do Capítulo cubano da REDIPE. Professor Principal em Economia da Educação, Doutoramento em Gestão Educativa, menção em Economia da Educação, Universidade de Ciências Pedagógicas Enrique José Varona, Havana. Investigadora na área das Ciências da Educação, especialmente as suas últimas publicações estão relacionadas com a gestão institucional no ensino superior. Tem mais de 70 publicações em revistas indexadas e capítulos de livros.

Isaías Domingos Simão, Escola Superior Pedagógica do Bengo, Angola

Doutor em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Pedagógico Latino-Americano e Caribenho (IPLAC), “Cátedra da UNESCO em Ciências da Educação” em Havana, Cuba. Actualmente exerce as funções de Director Geral e Director Geral Adjunto para a Área Académica em regime de acumulação da Escola Superior Pedagógica do Bengo. É Membro da Comissão Nacional para a Harmonização Curricular, domínio Educação e Formação e representante da ESP-Bengo na Rede de Instituições de Ensino Superior de Formação de Professores de Angola (RIESFPA).

Juan Abreu Payrol, Escuela Latinoamericana de Medicina, Cuba

Licenciado em Educação, especializado em Química, Doutor em Ciências Farmacêuticas, Mestre em Química Farmacêutica, Professor na Escola Latino-Americana de Medicina em Havana. Professor de Farmacognosia na Universidade de Havana. Pares académicos latino-americanos acreditados pela Rede Internacional de Educação e Pedagogia (REDIPE). A sua investigação é multidisciplinar na área das Ciências Farmacêuticas e da gestão educativa. É um especialista em Medicina Natural e Tradicional na América Latina e nas Caraíbas. Tem mais de 60 publicações em revistas indexadas e capítulos de livros.

Referências

Abreu, J.; Rubio, I.; Martínez, M. (2019). Hacia el fortalecimiento de relaciones interinstitucionales para la cooperación y el desarrollo de la gestión universitaria. Revista Boletín REDIPE. 2019, 8 (3),201-214. ISBN: 978-1-945570-74-2.

Simão, I. (2012). Modelo pedagógico para el desarrollo de la creatividad en la actividad pedagógica profesional de los profesores de la carrera de Licenciatura en Enseñanza Primaria en Angola. Tesis doctoral. Universidad de Ciencias Pedagógicas “Enrique J. Varona”. Instituto Pedagógico Latinoamericano y Caribeño (IPLAC).

González, O. (2016). Sistema de gestión de la calidad del proceso de extensión universitaria en la Universidad de la Habana. Tesis en opción al título de doctor en Ciencias de la Educación. Procesos del SGC de la extensión universitaria en la Universidad de La Habana: Pág. 24 – 25.

Medina, Y., E. C. (2011). Modelo pedagógico de formación del protagonismo del futuro profesional desde la extensión universitaria, en el contexto de la universalización. Tesis presentada en opción al grado científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas.

Mintzberg, H. (1989). La estructuración de las organizaciones. México: Pretice Hall.

Norma ISO -9000. (2015). Sistema de gestión de la calidad. Suiza: Secretaría central de ISO en Ginebra.

Rubio, I., et al (2020). La gestión de la extensión universitaria frente a la pandemia originada por el coronavirus SARS-CoV-2. Libro de investigación: Educación y Pedagogía. Editorial REDIPE (95857440), New York – Cali. ISBN: 978-1-951198-33-6. Pág. 50.

Rubio, I.; Abreu, J.; Hernández, D. (2019). El enfoque de procesos, su concreción en un manual de gestión institucional. Revista Boletín REDIPE. 2019, 8(3), 41-55. ISBN: 978-1-945570-74-2.

Stoner, J. (2001). Administración. La Habana: Editorial Félix Félix Varela. P.4

Gutierrez, J. A, 2013, tesis en opción al título de doctor en Ciencias de la Educación. Universidad Hermanos Saiz Montes de Oca. Pág. 14.

Publicado
2021-08-15
Como Citar
Vargas, I., Simão, I., & Payrol, J. (2021). Melhoria nos Processos de Gestão das Acções de Extensão Universitária, Face ao COVID-19. Revista Angolana De Extensão Universitária, 2(3). Obtido de https://portalpensador.com/index.php/RAEU-BENGO/article/view/231