A COVID-19 e a Amputação Ritual em Contexto Angolano

  • Helder Pedro Alicerces Bahu Instituto Superior de Ciências da Educação da HUÍLA. Centro de Investigação e Desenvolvimento Educacional, Angola https://orcid.org/0000-0001-8584-8040
Palavras-chave: Covid, Máscara, Ritual

Resumo

O contacto físico ao nível das sociedades africanas  afigura-se como um elemento importante e incontornável no quadro das sociabilidades diárias. Constitui um marco de aproximação, respeito, consideração e valorização do outro. Tal dimensão transcende a dimensão física e estende-se à ritualística funerária, na qual, o corpo passa a ser um elemento central para o seu encaminhamento pacífico ao mundo do descanso no qual se transformará num “espírito bom” para os “terrenos”. O surgimento do COVID-19 trouxe consigo novas formas de abordagem ritual em relação à morte, cujos postulados habituais acabaram suprimidos como se de uma má morte se tratasse. A ideia de separação – muito parecida a um episódio de “punição ritual” - nunca esteve tão vincada como nos rituais funerários actuais, onde a amputação de alguns cenários muito comuns nestas circunstâncias acaba por ser um elemento de revolta e rumor entre os afectados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Helder Pedro Alicerces Bahu, Instituto Superior de Ciências da Educação da HUÍLA. Centro de Investigação e Desenvolvimento Educacional, Angola

Doutor e Mestre em Antropologia. Coordenador do Centro de Investigação e Desenvolvimento da Educação do ISCED-HUÍLA (CIDE) e do Curso de Mestrado em Ensino da História de África. Professor do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (ISCED-HUÍLA). Publicou em 2012 no n. 24 da Revista Internacional em Língua Portuguesa: A Noção de Subalternidade e o Mapa Etnográfico de Angola; em 2013  pela Colibri, os Quadros Angolanos em Portugal. Integração e Retorno.

Referências

Altuna, R. R. de A. (2006). Cultura Tradicional Bantu (pp.435,438,439). Prior Velho, Paulinas Editora.

Bahu, H. P. A. (2013). Os Quadros Angolanos em Portugal. Integração e Retorno. Lisboa, Editora Colibri.

Bahu, H.P.A (2014). Os Profetas e a Cura pela Fé. Um Estudo Antropológico da Igreja Jesus Cristo Salvador do Lubango. (Tese de Doutoramento). Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, ISCTE-IUL, Lisboa.

Coelho, Patrícia (2018). A morte e a Boa Morte na Contemporaneidade. In: Academia Nacional de Cuidados Paliativos, VII Congresso Internacional de Cuidados Paliativos. Disponível em https://paliativo.org.br/morte-boa-morte-na-contemporaneidade/ Acessado no dia 12 de Junho de 2020.

Domingues, Joelza Ester (2017). Máscaras Africana: Beleza, Magia e Importância (Para Recortar e Colorir). Ensinar História. Disponível em: https://ensinarhistoriajoelza.com.br/mascaras-africanas-recortar-colorir/. Acessado no dia 12 de Junho de 2020.

Douglas, M. (1991). Pureza e Perigo: Ensaio Sobre a Noção de Poluição e Tabu (6,7). Lisboa, Edições 70.

Ferreti, Sérgio Figueiredo. (1995). Repensando o Sincretismo: Estudo Sobre a Casa das Minas (p.202). São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, São Luís: FAPEMA.

Ghasarian, Christian [Trad. Ana Santos Silva] [1996]. (1999). Introdução ao Estudo do Parentesco (p.15). Lisboa, Edições Terramar.

Hamuyela, Marcelino Pegivaldo do Espírito Santo (2016). O Simbolismo do Tungandzi na Comunidade Nganguela do Kuvango. Um Estudo Antropológico. (Trabalho de fim do curso). Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Lubango.

Jordão, Joana & LEAL, Isabel (2012). Conceito de Boa Morte na População Portuguesa (p.22) Psicologia, Saúde & Doenças, 15 (1)

Perez, R. M. (2012). O Tulsi e a Cruz. Antropologia e Colonialismo em Goa. Lisboa: Editora Círculo de Leitores.

Pinto, Alberto Oliveira (2002). A Máscara Enquanto Objecto de Arte e Religião Entre os Yaka do Kuango (p.130) Revista Portuguesa de Ciência das Religiões, v1, n.1.

Rocha, Alves da; Vaz, C. ; Paulo, F.; Domingos, P.; Santos, R. & Marcelo, T. (2020). COVID-19: Impactos Económicos e Sociais em Angola. Contribuição para o debate. Centro de Estudos e Investigação Científica, Universidade Católica de Angola, Luanda.

Saraiva, Maria Clara (1998). Rituais Funerários em Cabo Verde: Permanência e Inovação. Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, n.° 12, Lisboa, Edições Colibri.

Riera, R. & Vilela, A. T. (2012, Out.- Dez). Máscaras Cirúrgicas Descartáveis para Prevenção da Infecção da Ferida Cirúrgica em Cirurgia Limpa. Diagnóstico e Tratamento. 17(4).

Publicado
2020-07-25
Como Citar
Bahu, H. (2020). A COVID-19 e a Amputação Ritual em Contexto Angolano. Revista Angolana De Extensão Universitária, 2(2), 131 - 144. Obtido de https://portalpensador.com/index.php/RAEU-BENGO/article/view/214