Impactos da Pandemia na Vida Académica dos Estudantes Universitários

Palavras-chave: Covid-19, Impactos psicológicos, Impactos académicos

Resumo

Este artigo  visa descrever  os impactos causados pelo COVID-19 na vida académica dos estudantes da Escola Superior Pedagógica do Bengo. Participaram deste estudo 15 estudantes, por meio de inquéritos enviados por  WhatsApp e Facebook. Os resultados  revelaram que cada estudante sentiu os impactos de maneira e intensidade  diferente. Diante dos achados, concluiu-se que a pandemia, provocada pelo COVID-19,desencadeou mudanças profundas na vida dos estudantes, alterando suas expectativas sobre o ano lectivo, sua interacção com os docentes e, inclusive, sua saúde mental. É necessário, portanto, tratar-se com especial atenção as situações decorrentes do COVID-19 sobre os estudantes universitários, considerando, sobretudo, a proximidade do retorno às aulas, prevenindo-se, dessa forma, a emergência de problemas sociais e da ordem da saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Victor Morales, Escola Superior Pedagógica do Bengo, Angola

Mestrando do curso de Psicologia do Desenvolvimento da Universidade Jean Piaget de Agnola. Coordenador-Adjunto do Projecto de extensão Universitária “Orientação as Famílias de Crianças com Necessidades Educativas Especiais e docente do Curso de Ensino de Psicologia do  Departamento de Ciências da Educação da Escola Superior Pedagógica do Bengo.

Yanelixa América Frutos Lopez, Universidade de Las Tunas, Cuba

Mestre em Psicopedagogia, Especialista em Educação Especial, Professora-Auxiliar na Universidade de Las Tunas, Cuba. Foi docente do Departamento de Ciências da Educação na Escola Superior Pedagógica do Bengo de 2013 à 2016, onde criou e coordenou no Curos de Psicologia o Projecto de Extensão de Orientação às Famílias de Crianças com Necessidades Especiais.

Referências

Costa, E. S. Leal, I. (2008). Um olhar sobre a saúde psicológica dos estudantes do ensino superior-avaliar para intervir. Actas do 7º Congresso Nacional de Psicologia e Saúde. Universidade do Porto. Porto.

Decreto Presidencial nº 81/20 de 25 de Março. (2020). Declara o estado de emergência. Diário da República, I Série, Nº 35, 2290-2292.

Decreto Legislativo Presidencial n.º 82/20, de 26 de Março. (2020). Aprova medidas de excepção e temporárias para prevenção e o controlo da propagação da pandemia COVID-19. Diário da República, I Série, Nº 36, 2293-2299.

Decreto Legislativo Presidencial Provisório n.º 1/20, de 18 de Março.(2020) Aprova medidas de contingência para combater a COVID-19. Diário da República, I Série, Nº 31, 2201-2204.

Decreto Presidencial n.º 142/12, de 22 de Junho. (2012). Aprova o Estatuto Orgânico da Escola Superior Pedagógica do Bengo e revoga toda a legislação que contrarie o disposto no presente Diploma. Diário da República, I Série, Nº119, 2767-2780.

Escola Superior Pedagógica do Bengo. (2020b). Relatório de exame de acesso para o ano académico de 2020.

Escola Superior Pedagógica do Bengo (2020a). História da ESPB. Site institucional. Disponível em https://espbengo.ed.ao/historia/. Acessado em 05 de Junho de 2020.

Ministério do Ensino Superior Ciência Tecnologia e Inovação (2020). Decreto Executivo n.02/20, de 29 de Março. Suspensão de todas actividades lectivas presenciais.

Nougueira, M. J. C. (2017). Saúde mental em estudantes do ensino superior: factores protectores e factores de risco. (Tese de doutoramento). Universidade de Lisboa. Lisboa.

Pondavani, R.C. Neufeld, C. B. Maltoni, J. Barbosa, L. N. F. Souza, W. F. Cavalcanti, H. A. F. Lameu, J. N. (2014). Vulnerabilidade e bem-estar psicológico do estudante universitário. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas.v.10, n.1.

Rocha, A. Vaz, C. Paulo, F. Domingos, P. Santos, R. Marcelo, T (2020). COVID-19: impactos económicos e sociais em Angola: contribuições para o debate. Centro de Investigação Científica da Universidade Católica de Angola. Luanda.

Santos, C. R. A. (2003). A nova missão da universidade: inclusão social. Revista Brasileira de Extensão Universitária. V.1, n.1, p. 7-11.

Sanz, I. Gonzales, J. S. Capilla, A. (2020). Efeitos da crise do COVID-19 na educação. Relatório elaborado pela Organização de Estados Ibaroamericanos para Educação, Ciência e Cultura. Disponível em:http//www.eio.es.

Silva, E. A. (2016).Gestão do ensino superior em Angola. Realidades, tendências e desafios rumo a qualidade. Luanda: Mayamba Editora.

Silva, J. M. (2015). A missão social da universidade. Revista Catavento da Universidade de Cruz Alta.

Simões, A. (2016). Metodologia de investigação científica. A investigação qualitativa. Luanda: Mayamba Editora.

UNESCO, (1998). Conferência mundial sobre o ensino superior. París. Disponível em: http://usp.br/índex.php/…/declaração-mundial-sobre-educacao-superior-no-seculo-xxi-visao-e-acao.html.

Publicado
2020-07-25
Como Citar
Morales, V., & Lopez, Y. A. (2020). Impactos da Pandemia na Vida Académica dos Estudantes Universitários. Revista Angolana De Extensão Universitária, 2(2), 53 - 67. Obtido de https://portalpensador.com/index.php/RAEU-BENGO/article/view/205