Editorial

  • Isaías Domingos Simão Escola Superior Pedagógica do Bengo, Angola
Palavras-chave: Editorial

Resumo

Decidimos intitular esta que é a nossa segunda edição da Revista Angolana de Extensão Universitária de Diferentes Possiblidades e Resultados das Iniciativas de Extensão Universitária, já que, reunimos resultados de investigações de diferentes temáticas e contextos desde discussões que tratam da dimensão histórica da extensão universitária, nas universidades latino-americanas e caribenhas após 100 anos da reforma universitária de 1918,  passando pela combinação de pontos e traços feitos na área , que reflectem a cultura dos povos do leste de Angola e zonas vizinhas (sona), conformando a agenda pública das mesmas comunidades, na qual se reconhece a sua associação com a Matemática, evidenciando-se como património imaterial, levado a cabo por meio da extensão.

A relevância da COMA (Curso Online Massivo e Aberto), desde a extensão universitária, sob o modelo de ensino aprendizagem à distância, mediante os CLAs (Comunidades Locais de Aprendizagens),permite a promoção de actividades de aprendizagens ao longo da vida, enquadradas nas dimensões locais. A formação desde nesta  perspectiva permite diminuir os efectos da tendência da globalização neoliberal, constituindo num aspecto fundamental para o reencontro de culturas e o respectivo intercâmbio dentro de uma postura de respeito e equidade entre os povos.

Outrossim, a formação de professores no Brasil para a educação étno-racial no Plano de Acções Articuladas ao cumprimento das metas estabelecidas, no qual a relevância da escola evidencia-se na inclusão  dos respectivos planos curriculares, como o de ensino da História e a cultura afro-brasileiro, bem como da população indígena, é outro dos resultados que alinhado a perspectiva do tema anterior, permite o resgate de valores e a identidade dos povos e o diálogo dentro  das várias culturas na actual aldeia global.

Não menos importante é o tema das incubadoras universitárias no desenvolvimento de actividades extensionistas e como alternativa ao enfrentamento de questões sociais essenciais, considerando suas especificidades e metodologias de intervenção,  uma reafirmação do papel da universidade, através da extensão, no diagnóstico e resolução das diferentes situações problemáticas nos contextos nos quais se encontram inseridos.

Para o efeito, e para concluir, a temática que disserta a necessidade de novas políticas, estratégias e contribuições para a melhoria da gestão da extensão universitária, o que implica a evolução integral da própria instituição universitária: que ressignifica o sentido de missão social, interpela o ensino em pensar noutras formas de ensinar e de aprender e procura da investigação a pensar em maneiras de geração de novos conhecimentos e a apropriação social dos mesmos, a partir de entender a extraordinária riqueza oferecida pelo diálogo de saberes e de disciplinas em cada uma das intervenções sociais que organiza a Universidade em pleno exercício da sua autonomia e  desenvolvimento do pensamento crítico.

A súmula das matérias acima apresentadas, no seu todo, conformam um aperitivo à leitura reflexiva e, sem mais preâmbulos, desejamos aos nossos leitores assíduos e aos novos, excelente leitura de conteúdos que têm como âmago os resultados da combinação dialéctica dos componentes substantivos de toda universidade moderna: ensino, investigação, extensão e gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Sem referências
Publicado
2020-05-20
Como Citar
Simão, I. (2020). Editorial. Revista Angolana De Extensão Universitária, 2(1), 06-07. Obtido de https://portalpensador.com/index.php/RAEU-BENGO/article/view/182