A experiência dos MOOC, na extensão universitária da Universidade Aberta de Portugal

  • Marco Almeida Luis Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
Palavras-chave: MOOC, Ensino à distância, Universidade Aberta

Resumo

Aborda-se a relevância dos MOOC, do inglês Massive Open Online Course – em português COMA: Curso Online Massivo e Aberto – na extensão universitária, da Universidade Aberta (Univ-Ab) de Portugal. Esta instituição de ensino superior público, fundada em 1988, assenta o seu modelo de ensino-aprendizagem na modalidade à distância, possuindo alunos nos cinco continentes, em três níveis de estudos: licenciatura, mestrado e doutoramento. Apesar de a sua sede se localizar em Lisboa, a instituição possui, actualmente, dezanove Centros Locais de Aprendizagem (CLA), sendo dezoito deles espalhados pelo território português (catorze em Portugal continental e quatro nas ilhas adjacentes: três no arquipélago dos Açores e um na Ilha da Madeira) e, ainda, um outro na capital de Moçambique: Maputo. Os CLA são, como o próprio nome indica, núcleos locais de apoio ao ensino ministrado pela Univ-Ab, especialmente vocacionados à promoção de actividades de aprendizagem ao longo da vida, os quais resultam da criação de parcerias com a sociedade civil, procurando assim o desenvolvimento de intervenções sócio-culturais e educativas, enquadradas nas dinâmicas territoriais locais, de acordo com as especificidades da respectiva área de influência. Um outro importante desiderato diz respeito à interpretação e comunicação das necessidades formativas e culturais, das áreas de abrangência dos CLA, pois os MOOC permitem aferir e realizar uma pré-abordagem aos cursos superiores da Univ-Ab, constituindo-se então como uma ferramenta de aprendizagem formal, após a sua creditação e que, em alguns casos, evolui para a frequência de um nível de estudos superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amante, L., Mendes, A. Q., Morgado, L. & Pereira, A. (2008). Novos contextos de aprendizagem e educação online. Revista Portuguesa de Pedagogia, (42-3), p. 99-119. Recuperado de: hdl.handle.net/10316.2/4725. Acessado em 23 de Agosto de 2015.

Decreto n.º 05/09, de 07 de Abril. Diário da República n.º 64 – I Série. Conselho de Ministros. Luanda.

Decreto Presidencial n.º 158/15, de 17 de Agosto. Diário da República n.º 116 – I Série. Presidente da República. Luanda.

European Council of Information Associations (2005). Euro-Referencial I-D. Lisboa: Edições INCITE.

Figueiredo, A. D. (2009). Estratégias e modelos para a educação Online. In G. B. Miranda (org.). Ensino Online e Aprendizagem Multimédia. Lisboa: Relógio D’Água Editores.

Freire, P. (2011). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Kose, F. J. (2015). A ética Docente no Ensino Superior: Um estudo de caso na Universidade Lueji A’Nkonde. Dissertação de Mestrado, Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal.

Lei n.º 17/16, de 07 de Outubro. Diário da República n.º 170 – I Série. Assembleia Nacional. Luanda.

Libâneo, J. C. (1994). Didática. São Paulo: Cortez Editora.

Luís, M. P. A. (2013). Contribuições para a Estruturação de um Sistema de Gestão Ética e de Responsabilidade Social aplicado à Biblioteca da Escola Superior Politécnica de Malanje. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – Universidade do Algarve, Portugal.

Manuel, E. J. (2014). Integração de um Modelo de Aprendizagem em Blended-Learning no Curso de Informática Educativa, do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

Marconi, M. A. & Lakatos, E. M. (2010). Fundamentos de Metodologia Científica. (7.ª ed.). São Paulo: Editora Atlas.

Morgado, L. (2004). Os novos desafios do tutor a distância: O regresso ao paradigma da sala de aula. Discursos, (1), p. 77-89.

Parafita, A. (2012). Antropologia da Comunicação. Lisboa: Âncora Editora.

Piletti, C. (2010). Didática geral. (24.ª ed.). São Paulo: Editora Ática.

Reia-Baotista, V. (2008). Conceitos e processos formativos de pedagogia e literacia dos Media. Revista Portuguesa de Pedagogia, (42-2), p. 65-77. Recuperado de: https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/2671/1/1237-3397-1-PB.pdf. Acessado em 02 de Julho de 2015.

Reia-Baotista, V. (2009). Literacia dos média como resultado de multi-aprendizagens multiculturais e multimediáticas. In: G. B. Miranda (Org). Ensino Online e aprendizaem multimédia. Lisboa: Relógio D´Água Editores.

República de Angola. Ministério do Planeamento e do Desenvolvimento Territorial (2012). Plano Nacional de Desenvolvimento: 2013-2017.

Sangrà Morer, A. (2004). La educación a distancia como factor clave de innovación en los modelos pedagógicos. Discursos, (1), p. 15-22.

Publicado
2020-05-20
Como Citar
Luis, M. (2020). A experiência dos MOOC, na extensão universitária da Universidade Aberta de Portugal. Revista Angolana De Extensão Universitária, 2(1), 53-67. Obtido de https://portalpensador.com/index.php/RAEU-BENGO/article/view/116