A extensão universitária nas instituições do ensino superior pedagógico: uma reflexão a partir das escolas de magistério primário

  • Fernandino João Pereira Leitão Escola de Formação de Professores “Comandante Benedito”, Angola
Palavras-chave: Extensão, magistério primário, universidade

Resumo

O presente artigo aborda a problemática sobre os projectos de extensão universitária nos Institutos Superiores de Educação (ISCED) e nas Escolas Superiores Pedagógicas (ESP) em Angola. A abordagem passa pela conceptualização e entendimento sobre a extensão, sustentada por uma visão dialéctica da realidade actual dos referidos projectos desenvolvidos nestas instituições para a melhoria da qualidade da educação feita nas escolas do ensino geral. Este artigo tem por objectivo analisar a extensão numa perspectiva inversa, ou seja, a partir de iniciativas de investigação vindas das próprias escolas de magistério primário através do seu banco de problemas das esferas (pedagógico-curricular, administrativo-financeira, organizativo-operacional e comunitária), dos projectos educativos de escola e dos projectos curriculares de escola e de turma; visto que a extensão enquanto processo substantivo da universidade pressupõe uma visão de dentro da universidade para fora. Trata-se de um estudo descritiva com uma abordagem qualitativa associado a reflexão teórica. Os resultados demonstram que não se deve olhar para as escolas do magistério apenas como local de experimentação externa dos investigadores das universidades pondo de parte os professores do ensino geral que são aqueles que convivem directamente com os problemas. As considerações finais sinalizam que é importante que a própria actividade de extensão servisse para empoderar os próprios professores do ensino geral dando-lhes ferramentas científicas para que os mesmos pudessem adquirir e desenvolver competências para diagnosticar, desenhar, executar e avaliar projectos de investigação a nível interno e, neste sentido, às instituições do ensino superior pedagógico ficaria reservada a função de acompanhamento e acessoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Boaventura, J. (2013). Como conceber as mudanças na escola: reforma e inovação. Luanda: EAL-Edições de Angola.
Castellanos, B. (2009). Etapas de la investigación educativa. In Selección de lecturas de metologia de la investigación educativa. La Habana: Pueblo y Educación.
Chávez, J. (2009). La investigación científica desde la escuela. In Selección de lecturas de metologia de la investigación educativa. La Habana: Pueblo y Educación.
García Batista, G. (2011). Investigación interdisciplinária en las ciências pedagógicas. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.
Ima-Panzo, J. (2018). Extensão universitária em Angola: tendências, acções e projecções. Luanda: Mayamba.
República de Angola (2018). Decreto Presidencial Nº 205/18: Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente. Diário da República, Luanda: I Série-Nº 135 de 3 de Setembro.
República de Angola. (2016). Lei No. 17/16: Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino. Diário da Republica, Luanda: I serie - Nº 170 de 7 de Outubro.
Tardiff, M. (2012). Saberes docente e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes.
Publicado
2019-05-21
Como Citar
Leitão, F. (2019). A extensão universitária nas instituições do ensino superior pedagógico: uma reflexão a partir das escolas de magistério primário. Revista Angolana De Extensão Universitária, 1(1), 46 - 57. Obtido de https://portalpensador.com/index.php/RAEU-BENGO/article/view/108