Gestão do Ensino Superior em Angola: Realidades, Tendências e Desafios Rumo à Qualidade de Eugênio Adolfo Alves da Silva
Resumo
Trata-se de uma resenha da obra Gestão do Ensino Superior em Angola de Eugénio Adolfo Alves da Silva, é angolano. Doutor em Organização e Administração Escolar, pela Universidade do Minho (Portugal). Nos últimos 34 anos tem-se dedicado à docência e à investigação no ensino superior. Exerce actualmente a função de Secretário de Estado para o Ensino Superior, no Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola.
Downloads
Referências
Arruda, J. R. C. (1997). Políticas e indicadores da qualidade na educação superior. Rio de Janeiro: Qualitymark/Dunya.
Dias Sobrinho, J. (2008). Avaliação Institucional, Instrumento da Qualidade Educativa: a experiência da Unicamp. In J. Dias Sobrinho & N. C. Balzan (Orgs.). Avaliação Institucional: teoria e experiências (pp. 53-86). São Paulo: Cortez.
Formosinho, J. (2005). Centralização e Descentralização na Administração da Escola de Interesse Público. In João Formosinho, A. S. Fernandes, J. Machado & F. I. Ferreira. Administração da Escola: lógicas burocráticas e lógicas de mediação (pp. 13-52). Porto: ASA.
Lima, L. C. (1992). A Escola como Organização e a Participação na Organização Escolar. Braga: Instituto de Educação/Universidade do Minho.
Mendes, M. C. B. (2013). Avaliação da qualidade e educação superior em Angola: o caso da Universidade Agostinho Neto (Tese de Doutoramento). Universidade do Minho, Braga.
Ministério do Ensino Superior. Decreto n.º 191/18, de 8 de Agosto - publicado no Diário da República. I Série - nº 118 - aprova o Estatuto da Carreira Docente do Ensino Superior.
Neto, A. B. da S. (2008). Reflexões sobre o Processo de Formação Sustentada de Angola. Luanda: Raimundo Lima, Editor.
Silva, E. A. (2012). Universidade Agostinho Neto: Quo Vadis? Luanda: Editorial Kilombelombe.
Silva, E. A. (2004). O Burocrático e o Político na Administração Universitária: Continuidades e rupturas na gestão dos recursos humanos docentes na Universidade Agostinho Neto (Angola). Instituto de Educação e Psicologia/ Universidade do Minho, Braga.
Direitos de Autor (c) 2022 Revista Angolana de Extensão Universitária
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter o manuscrito o autor está ciente de que os direitos de autor passam para a Revista angolana de extensão universitária