Acções lúdicas: contributos para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional nas crianças com NEE no seio familiar

  • Yanelixa América Frutos Lopez Escola Superior Pedagógica do Bengo, Angola
  • Victor João Morales Escola Superior Pedagógica de Bengo, Angola
Palavras-chave: Orientação familiar, intervenção, Acções lúdicas, Crianças

Resumo

No artigo expõe-se a importância de trabalhar na orientação familiar através de acções lúdicas como um modelo de intervenção psico-educativa que contribui no desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças com NEE para melhorar sua educação. Desta perspectiva, considera-se que estas acções aumentam a capacidade de interacção entre a família e a criança e permitem uma adequada actuação. É uma tarefa complexa, por isso, neste artigo reflecte-se sobre as principais dificuldades, que estão relacionadas com a própria  realidade vivenciada pelas familias. Por sua vez, apresentam-se idéias a respeito das estratégias que facilitam este trabalho, com realce nas acções lúdicas, como ferramenta fundamental para o desenvolvimento da memória, pensamento, capacidades, emoções, sentimentos, e valores nas crianças com NEEs. Para a realização do trabalho, fez-se um estudo que se enquadra no modelo de abordagem qualitativo, utilizando o método descritivo. Neste caso, as actividades realizadas pelo projecto de extensão universitária da ESPB, intitulado: Orientação às Famílias de Crianças com Necessidades Educativas Especiais, demonstraram sua validez no que se refere ao trabalho com famílias neste contexto. Os resultados apresentados revelam que as acções lúdicas elaboradas se afiguram como estratégias psico-educativas de ajuda a familia no cumprimento do seu dever social “a educação de seus filhos, especificamente aqueles com NEE”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Anna, A. S. e Nascimento, P. R. (2011). A história do lúdico na educação. REVEMAT, florianópolis (SC), v. 06, n.2, p.19-36. consultado em: http://dx.doi.org/10.5007/1981-13222011v6n2p10
Barros, C. S. G. (2008). Pontos de psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Editora Ática.
Brazelton, T. e Greenspan, S. (2002). A criança e o seu mundo – Requisitos essenciais para o crescimento e aprendizagem. Lisboa: Editorial Presença.
Cunha, M. L. Cunha, N. V. S. e Silva, N. A. (2013). A Defectologia de Vigotski e a Educação da Criança Cega. Revista Formar Interdisciplinar, Sobral v.1, n.2, p. 6-11, Jan - jun. 2013.
Doron, R. e Parot, F. (2001). Dicionário de Psicologia. Lisboa: CLIMEPSI.
López, Y. A. F. Martinho, J. J. Miguel, C. C. N. Manuel, J. B. Kimuenho, G. J. e Marciano, P. M. P. (2018). Manual de auxílio as familias de crianças com necessidades educativas especiais. Caxito. ESPB-editora.
Maia, J. Williams, L. (2005). Fatores de risco e fatores de proteção ao desenvolvimento infantil: Uma revisão da área. Temas de Psicologia, vol. 13, n.º 2, pp. 91 – 103.
Pavezi, M. Lima, L. S. (2012). O papel da brincadeira e do brinquedo no desenvolvimento e aprendizagem da criança. IX Seminário nacional de estudos e pesquisas “história, sociedade e educação no Brasil”. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa. Anais Eletrônico Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario9/PDFs/3.58.pdf. Recuperado em, 12 de Maio de 2019.
Varela, S. I. L. G. (2012). Desenvolvimento Sócio-Emocional de um Grupo de Crianças de uma Turma do 1º Ano de Escolaridade. Dissertação de Mestrado. Escola Superior de Educação de Lisboa. Lisboa.
Varela, S. I. L. G. (2012). Desenvolvimento Sócio-Emocional de um Grupo de Crianças de uma Turma do 1º Ano de Escolaridade. Dissertação de mestrado. Escola Superior de Educação de Lisboa. Lisboa.
Vygotski, L. S. (1998). A formação social da mente. 6 ed. Rio de Janeiro: ZAHAR editores.
Zassala, C. (2017). Iniciação à pesquisa científica. Luanda: Mayamba Editora.
Publicado
2019-05-21
Como Citar
Lopez, Y., & Morales, V. (2019). Acções lúdicas: contributos para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional nas crianças com NEE no seio familiar. Revista Angolana De Extensão Universitária, 1(1), 58 - 68. Obtido de https://portalpensador.com/index.php/RAEU-BENGO/article/view/109