A extensão na Universidade Katyavala Bwila como espaço de ampliação do processo de ensino-aprendizagem: experiências no período 2015-2018

  • Ermelinda Monteiro Silva Cardoso Universidade Katyavala Bwila, Benguela, Angola
  • António Tiago Sapalo Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
  • Judite Rosária Cassoma dos Santos Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
Palavras-chave: Extensão universitária, Processo de ensino-aprendizagem, Avaliação da extensão

Resumo

Este artigo apresenta a contribuição da extensão no alargamento do espaço do processo de ensino-aprendizagem na Universidade Katyavala Bwila (UKB) no período 2015-2018. O objectivo é dar a conhecer aos académicos, investigadores e a sociedade de modo geral o percurso trilhado pela UKB para o cumprimento da sua missão, consubstanciada num conjunto de acções e instrumentos que permeiam a extensão universitária como uma função tão importante a par do ensino e da investigação. O presente trabalho procurou dar resposta ao seguinte problema: Que conjunto de acções e instrumentos permitiram a extensão na UKB ampliar o espaço do processo de ensino-aprendizagem? Para a composição do texto fez-se recurso ao questionário como técnica de recolha de informações a docentes, bem como à pesquisa bibliográfica que permitiu navegar em obras de diferentes autores. Neste texto para além da descrição do historial dos primórdios sobre o desenvolvimento de processos de extensão universitária na UKB, destacam-se de igual modo as experiências vivenciadas por extensionistas nos vários domínios. Afigura-se que num primeiro momento, a preocupação de extensão universitária na UKB foi a realização da primeira acção de extensão denominada “Escola de Cacimbo”; seguindo-se um segundo momento, em que se viu confrontada com a criação de um instrumento que permitisse regular as acções para que as mesmas tivessem a qualidade necessária e pudessem ser certificadas, e num terceiro momento, com o intuito de promover o mérito, a UKB confrontou-se com a necessidade de aprovação do prémio do extensionista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Costa, A.; Silva, P. B. (2011). Extensão universitária brasileira: possibilidades, limitações e desafios. São Paulo: Nelpa.
Ima-Panzo, J. (2018). Extensão universitária em Angola - tendências, acções e projecções. Mayamba Editora: Luanda.
Martinerlli, M. L. (2003). O uno e o múltiplo nas relações entre as áreas do saber (3ª Ed.). São Paulo: Cortez.
Ministério do Ensino Superior Ciência, Tecnologia e Inovação. (2019). Projecto de Regulamento Avaliação de Desempenho Docente Universitário. Luanda-Angola.
Ministério do Ensino Superior Ciência, Tecnologia e Inovação. (2018). Estatuto da Carreira Docente Universitária. Luanda-Angola.
Santos, M. P.(2011). Extensão universitária: espaço de aprendizagem profissional e suas relações com o ensino e a pesquisa na educação superior. In: Conexão UEPG Universidade Estadual Ponta Grossa (UEPGR).
Universidade Katyava Bwila. (2016). Plano de Desenvolvimento Institucional 2016 – 2022. UKB. Benguela – Angola.
Universidade Katyava Bwila. (2018). Plano de Acção da UKB para o ano 2018. Benguela – Angola.
Universidade Katyava Bwila. (2018). Relatório de Balanço das Acções de Extensão Universitára 2018. Benguela – Angola.
Publicado
2019-05-21
Como Citar
Cardoso, E., Sapalo, A., & Santos, J. (2019). A extensão na Universidade Katyavala Bwila como espaço de ampliação do processo de ensino-aprendizagem: experiências no período 2015-2018. Revista Angolana De Extensão Universitária, 1(1), 02 - 12. Obtido de https://portalpensador.com/index.php/RAEU-BENGO/article/view/102