Foco e Escopo

 A Revista Publicae Securitatis é uma publicação periódica de carácter científico criada com objectivo de contribuir na consolidação do campo de estudos sobre segurança pública, criminalidade e trabalho policial, a produção do conhecimento em ciências policiais, criminais, jurídicas e sociais. A revista tem interesse em promover a divulgação de pesquisas nacionais e internacionais, priorizando estudos inéditos, resultantes de investigações originais tanto teóricas, como trabalho de campo. A publicação não aceita manuscritos já publicados ou em avaliação em outros veículos, divulgados integrais ou parcialmente na internet, partes de monografias, teses e dissertações, nem textos publicados em anais de eventos científicos.

 Avaliação pelos Pares

 A Revista Publicae Securitatis submete os seus artigos à AVALIAÇÃO POR PARES e, é aberta a contribuições nacionais e internacionais (português, inglês, espanhol, italiano e francês). Todos os manuscritos submetidos à revista são avaliados por dois ou mais avaliadores especialistas no tema do texto submetido. A avaliação é feita de forma anónima (double blind review), garantindo-se o sigilo em todo o processo de revisão. Os manuscritos são avaliados pela originalidade, rigor metodológico, veracidade dos factos, independência científica, exercício do senso crítico, relevância dos temas, das questões e dos conteúdos, além do cumprimento das normas editoriais adoptadas pela revista.

Periodicidade

A Revista Publicae Securitatis é uma revista anual.

Política de Acesso Livre

 Esta revista oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 Propriedade intelectual

 A Revista Publicae Securitatis é editada pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais

Histórico

 A Revista Publicae Securitatis surge de uma proposta apresentada em 2014 pelo Departamento Científico do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais. A finalidade do projecto esteve assenta na promoção da produção científica nos cursos de licenciatura em ciências policiais e criminais. Deste modo, em Outubro de 2015, foi apresentado o primeiro número da revista em formato físico.

 Com início do curso de mestrado em Segurança Pública, professores e estudantes propuseram-SE a construir novos conhecimentos científicos que só se tornam acessíveis ao público quando publicados. Assim, em Junho de 2020, foi publicada o segundo número. Acredita-se que a revista aumentou gradualmente a sua visibilidade nacional.  

 Em Junho de 2023, foi lançada o número três, igualmente no formato físico. Além de aprofundar a discussão de temáticas emergentes sobre segurança pública, esta última edição melhorou a transversalidade da revista. Com vista a avançar para a indexação e constituir-se como uma referência no estudo de questões de segurança e ordem pública e operações policiais, propôs-se a integração da revista em sistemas de alojamento de publicações online, facilitando uma gestão baseada nas melhores práticas de publicação e qualificação científica.