A Ciência Como Impulsionadora do Desenvolvimento Social
Resumo
A apresentação da ciência como impulsionadora do desenvolvimento social é hoje muito mais do que um desejo dos profissionais da ciência, é antes de tudo, uma responsabilidade ética assumida pelas Instituições de Ensino Superior em sua relação com a comunidade e o meio empresarial. Dito de outro modo, falar de desenvolvimento social é tratar de como a situação social e económica das populações no mundo depende fortemente do conhecimento gerado pela capacidade criativa da ciência para além das fronteiras nacionais.
Deste modo, o ímpeto criativo das universidades locais, deve estar direcionado para os esforços do trabalho feito em redes, sejam elas, locais, regionais ou globais. Redes nas quais o Instituto Superior Politécnico Atlântida se tem engajado, desde 2013 na participação e formação.
A Revista Científica Olhar Científico, que hoje inauguramos é a melhor representação deste esforço de desenvolvimento científico e tecnológico da nossa instituição, contando com o trabalho de uma extensa rede de colaboradores angolanos, portugueses, brasileiros e sul-africanos, permitindo a criação de mais um espaço de comunicação e de divulgação de resultados de investigações científicas feitas tanto dentro quanto fora do Instituto Superior Politécnico Atlântida.
É consenso que o trabalho do investigador científico é do interesse público, seja porque os fenómenos que investiga surgem de problemas cotidianos públicos, seja porque a resolução dos mesmos, ajudando na melhoria da qualidade de vida das mesmas populações também se torna de interesse público e da comunidade internacional de pesquisadores.
Nesta edição inaugural da Revista Olhar Científico pretendeu-se apresentar os resultados das pesquisas feitas sobre diversas realidades tendo como mote, o contributo das ciências para o desenvolvimento das sociedades, é assim, que a temática escolhida foi: “A ciência como impulsionadora do desenvolvimento social; sendo esta a linha de argumentação a partir da qual foram organizados os textos publicados, permitindo a divisão das contribuições em dois grandes eixos de discussão:
O Eixo I trata da Visão do investigador na resolução dos problemas sociais com o objetivo de Apresentar e debater propostas científicas de resolução de problemas sociais actuais, bem como o papel do investigador na sociedade angolana.
O Eixo II: aborda as contribuições das ciências para o desenvolvimento das sociedades, cujo o objetivo é divulgar pesquisas científicas sobre a realidade angolana e analisar o processo de reestruturação do sistema de ciência, tecnologia e desenvolvimento em Angola (IT&D).
Downloads
Referências
Direitos de Autor (c) 2022 Revista Olhar Científico
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.