Visões dos Agentes da Polícia Sobre a Situação de Segurança Pública no Município do Lubango

Palavras-chave: Segurança pública, Município do Lubango, Angola

Resumo

O presente artigo resulta de uma pesquisa maior, em que se pretendia tratar dos desafios da segurança pública em Angola, na província da Huíla, município do Lubango. Realizou-se uma pesquisa de abordagem quantitativa, tendo a colecta sido feita por meio de inquérito por questionário. Utilizou-se uma amostra por conveniência. Participaram da pesquisa 30 agentes. Como principais conclusões, podemos avançar que para os agentes de segurança pública é possível reduzir a criminalidade melhorando a estrutura urbanística das cidades, pois a desorganização dos bairros periféricos intensifica a criminalidade e dificulta o patrulhamento, colocando em risco os próprios agentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Vandrequel Sebastião de Fátima João, Serviço de Migração e Estrangeiros, Angola

É Oficial Superior do Serviço de Migração e Estrangeiros, província da Huíla/Angola. Docente do Instituto Superior Gregório Semedo na província da Huíla onde desenvolve actividades lectivas em História da Administração pública e Sistemas de Administração, Seminário urbanismo e transporte, e Seminário Ambiente e Saúde Pública. Licenciado em Ensino da História pelo Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla. Mestre em Governação e Gestão pública, na especialidade de Gestão pública e Administração local, pela faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto/Luanda.

Felizardo Tchiengo Bartolomeu Costa, Escola Superior Pedagógica do Bengo, Angola

Doutor em Psicologia, Área de Concentração, Psicologia e Sociedade pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis (UNESP-Assis), Brasil, Membro Conselho Editorial de diversos periódicos científicos nacionais e internacionais. Coo-fundador do portal de revista científicas angolanas, Portalpensador.  Actualmente é docente da Escola Superior Pedagógica do Bengo, onde também exerce a função de Director Geral Adjunto para Área Científica, onde também coordena o Projecto de Extensão "Reflorescer". 

Referências

Chauí, M. S. (2007). O pensamento político e a redemocratização do Brasil. Revista de cultura e política, V. 71, p. 173-228.

Cohen, J. (2003). Sociedade Civil e Globalização: repensando categorias. Rio de Janeiro: Dados - Revista de Ciências Sociais, Vol. 46, n.o 3.

Cotta, F. A. (2005). A crise da modernidade e a insegurança social. Revista humanidades. V. 7 N. 14, fev/Mar.

Falcão, J. T. Da R. & Régnier, Jean-Claude. (2000) R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 81, n. 198, p. 229-243, maio/ago.

Foucault, Michel. (2002). Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 26. ed. Petrópolis: Vozes.

Furtado, C. (1997). Democracia viva.

Gabinete de estudo e de informação e análise do Ministério do Interior-Huíla. (2018). Relatório da segurança pública no município do Lubango.

Giddens, Anthony. (1991). As consequências da modernidade. São Paulo: Universidade Estadual Paulista.

Giorgi, R. de. (1994). O risco na sociedade contemporânea. Sequência nº 28, junho/94, pag. 45

Le Breton, D. (1995). La sociologie du risque. Paris: PUF, 1995.

Mannoni, Piere.(1982). La peur. Paris: PUF.

Pain, R. D. S. (2007). A centralização política e sua influência no desenvolvimento da sociedade civil angolana. Sociedade e Cultura, Goiás, v. 10, n. 2, p. 253-265, jan.

Passos, G. Da R. (2011). “Segurança pública não é só polícia!” - segurança e participação social em relação ao policiamento comunitário na cidade de Aracaju. Tese de Doutorado em ciências sociais. Universidade Federal da Bahia.

Pereira, D. M. B. (2014). A (in) segurança privada em Portugal. De complemento da segurança pública a alvo da segurança interna: inovações, alterações e o controle no novo regime jurídico. Dissertação de mestrado. Faculdade de direito da Universidade Nova de Lisboa.

Pessoa, M. (1971) O Direito da Segurança Nacional. São Paulo: Biblioteca do Exército.

Rocha, (2004). O perigo dos Pobres. In: Justo, J. S.; França, S. & Rebelo, H. (2004). Estratégias de Controle social: Errancia, criminalizacao e gestão de risco. São Paulo: Arte & Ciencia.

Soares, L. E. (2003). Novas políticas de Segurança pública. Estudos Avançados 17 (47).

Publicado
2022-05-20
Como Citar
João, V., & Costa, F. (2022). Visões dos Agentes da Polícia Sobre a Situação de Segurança Pública no Município do Lubango. Revista Olhar Científico, 1(1), 69 - 86. Obtido de https://portalpensador.com/index.php/ROC-ISPA/article/view/445