Estudo dos Movimentos de Instabilidade num Talude do Lubango, Angola

  • José Paulino Alberto Departamento de Ciências da Terra, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra
  • Pedro Santarém Andrade Centro de Geociências e Departamento de Ciências da Terra, FCTUC, Portugal
  • Mário Quinta-Ferreira Centro de Geociências e Departamento de Ciências da Terra, FCTUC, Portugal
Palavras-chave: Instabilidade de taludes, RMR, SMR, Lubango

Resumo

Realizou-se o estudo da instabilidade de um talude situado na parte sudoeste da cidade do Lubango. Esta cidade localiza-se no SW de Angola e constitui a capital da província da Huíla. No município do Lubango tem-se verificado um importante crescimento populacional nos últimos anos, e registaram-se, igualmente, importantes situações de instabilidade de vertentes e taludes. Os movimentos de instabilidade são comuns no talude da Nossa Senhora do Monte, que se localiza numa área turística e de culto religioso, muito frequentada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alberto, J.P. (2010). Avaliação dos Processos de Instabilidade do Talude da Nossa Senhora do Monte, Lubango, Angola. Tese de Mestrado em Geociências – Ambiente e Ordenamento de Território. DCT, Universidade de Coimbra, 66p.

Bieniawski, Z.T. (1989). Engineering rock mass classification, John Wiley & Sons, Chichester.

Correia, H. (1976). O Grupo Chela e a formação Leba como novas unidades litoestratigráficas resultantes da redefinição da “Formação da Chela” na região do planalto da Humpata (Sudoeste de Angola), Boletim da Sociedade Geológica de Portugal, Vol. XX, NºI-II, 65-130.

Romana, M. (1996). The SMR geomechanical classification for slopes: A critical ten-years review, Proceedings 8th International Conference and Field Trip on Landslides, Granada, Spain, pp. 255-267.

Publicado
2015-01-05
Secção
Riscos Naturais, Tecnológicos e Mistos