Caraterização Geológica e Análise da Instabilidade na Orla Costeira entre as Praias da Hanha e da Jomba (Lobito, Angola)
Resumo
A orla costeira entre as praias da Hanha e da Jomba (Lobito), Angola, é formada essencialmente por rochas sedimentares do Cretácico, maioritariamente carbonatadas, e por depósitos conglomeráticos mais recentes (ver Galvão e Portugal, 1971; Galvão e Silva, 1972). Na área estudada, com uma extensão latitudinal de 7 Km, estão representadas três unidades geológicas representadas por depósitos conglomeráticos, e pelas formações carbonatadas de Catumbela e de Quissonde, ambas numa sucessão cartográfica datada do Albiano Superior.
Downloads
Referências
Galvão, C., Portugal, A., 1971. Carta Geológica do Lobito à escala 1:100.000. Direcção Provincial dos Serviços de Geologia e Minas, Angola.
Galvão, C., Silva, Z., 1972. Notícia explicativa de carta geológica de Angola, à escala 1:100.000.
Direcção Provincial dos Serviços de Geologia e Minas, Angola, 39p.
Palanga, L. (2012) - Caraterização geológica e análise da instabilidade na orla costeira entre as praias da
Hanha e da Jomba (Lobito, Angola). Tese de mestrado não publicada, Universidade de Coimbra, 59p.
Segundo, J.C., Duarte, L.V., Callapez, P. M. (2014). Litostratigrafia da sucessão margo-calcária da Formação Quissonde (Albiano) do setor Ponta da Jomba - Praia do Binge (Bacia de Benguela, Angola). Comunicações Geológicas (in press).
Tavares, A. O.; Duarte, L.; Carvalho, B., Palanga, L. (2014). Caracterização litológica e dos movimentos de instabilidade nas arribas costeiras do troço Praia da Hanha – Lobito Velho, Benguela, Angola, Atas do IX Congresso Nacional de Geologia, Porto, 6p. (in press).
Direitos de Autor (c) 2019 Tundavala: Revista angolana de ciências
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.