Interpretação do Sedimento em Trânsito no Litoral de Benguela por Análise das Distribuições Granulométricas

  • João B. Huvi Instituto Superior Politécnico Tundavala e Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela da Universidade Katyavala Bwila, Angola
  • Pedro A. Dinis MARE - Marine and Environmental Sciences Centre; Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra.
  • Pedro P. Cunha MARE - Marine and Environmental Sciences Centre; Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra.
Palavras-chave: Litoral de Benguela, Granulometrias, Praia, Rio costeiro, Laguna

Resumo

Neste trabalho apresenta-se uma análise das granulometrias de sedimentos colhidos nas regiões da Baía Farta, Caota e delta do rio Cavaco. As áreas da Baía Farta e da Caota desenvolvem-se a norte de pequenos rios litorais (Dungo e Mormolo, respectivamente) que se encontram quase sempre com leito seco. A região da Baía Farta está fortemente condicionada pela descarga de sedimentos pelo rio Coporolo, um dos mais importantes que desagua na Província de Benguela, cuja foz se situa a cerca de 40 km para sul. O Delta do Cavaco está associado a um rio muito torrencial, caracterizado por grande sazonalidade de caudais, reflectindo as condições climáticas da região. Os sedimentos amostrados dão valiosas informações sobre as fontes detríticas, bem como os agentes e processos sedimentares actuantes na região litoral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Carvalho, G. S (1963). Problemas de sedimentologia das praias do Litoral de Angola.

Garcia de Orta, Revista da Junta de Investigações do Ultramar, 11: 292-313.

Dinis, P.A. e Castilho, A.M. (2012). Integrating sieving and laser data to obtain bulk grain-size distributions. J. Sedimentary Research, 82: 747–754.

Friedman, G.M. e Johnson, K.G. 1982. Exercises in Sedimentology. Wiley: New York.

Publicado
2015-01-05