Aplicações de Técnicas de Detecção Remota à Cartografia Temática: O Caso da Região do Lobito (Angola)
Resumo
No presente trabalho são abordados aspetos ligados a métodos e técnicas de tratamento de imagens satélite de média resolução e sua aplicação à cartografia temática da região do Lobito (Angola). A escassez de informação acerca da ocupação do solo bem como o crescimento das cidades e o conveniente ordenamento das mesmas em função dos aspetos ambientais e geológicos, implica na atualização de informação cartográfica da região em questão.
Downloads
Referências
Caetano, M., Nunes, A. e Santos, T. (2002). Generalização de cartografia de ocupação do solo derivada de classificação de imagens de satélite ao nível do pixel.
Fonseca, A. D. e Frernandes, J. C., (2004). Detecção Remota. 1ª edição. Lisboa, Lidel.
Gao, F. e Masek, J.G. (2008). Normalizing ASTER data using MODIS products for land cover classification. The International Archives of the Photogrammetry, Remote Sensing and Spatial Information Sciences, 37, B7.
Rabaça, T. J. L., Conde, L. N., Pinto, A. F. F. e Pereira, A. J. S. C. (2004). Avaliação das potencialidades de técnicas de detecção remota como suporte à cartografia geológica na região central de Portugal. Revista electrónica de Ciências da Terra: 1‐14.
Santos, T. A. G., (2003). Atualização de cartografia temática com Imagens de Satélite. Lisboa: Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. Tese para obtenção do Grau de Mestre em Sistemas de informação Geográfica. USGS Landsat Project [WebPage] - Acedido pela última vez em 08/2012.
Direitos de Autor (c) 2019 Tundavala: Revista angolana de ciências
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.