Plantas Aquáticas como Indicadoras de Impactes Ambientais. Aplicação à Envolvente de Benguela, Angola

  • João Bongue Instituto Superior Politécnico Tundavala
  • João A. M. S. Pratas Instituto Superior Politécnico Maravilha, Benguela
  • Nelson E. V. Rodrigues Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra
Palavras-chave: Plantas aquáticas, Fitorremediação, zonas húmidas, Contaminação, Benguela

Resumo

Esta investigação visa identificar plantas indicadoras de impactes ambientais e/ou com capacidade de remediação de áreas contaminadas ou poluídas. A investigação incidiu sobre algumas lagoas e ribeiras do município sede de Benguela e sobre algumas lagoas localizadas no interior da província onde é expectável existir pouca contaminação. As plantas fitorremediadoras poderiam ser aplicadas na melhoria de zonas húmidas contaminadas. No município de Benguela foram seleccionadas as Lagoas da Camaningã e Curinje localizadas, respectivamente, nos bairros Camaningã e Cambanda. No interior da província foram estudadas as Lagoas do Hondio, da Limbuata e do Calenguele, todas no município de Caimbambo, e a Lagoa do Cubal, sita no Bairro Casseque, no município com o mesmo nome.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andrade, J. C. M., Tavares, S. R. L., Mahler, C. F., (2007). Fitorremediação: o uso de plantas na melhoria da qualidade ambiental, Oficina de Textos, São Paulo, 176 p.

Bongue, J., (2010). Plantas aquáticas como indicadoras de impactos ambientais - Aplicação à envolvente de Benguela, Angola, Dissertação de Mestrado em Geociências, Ramo Ambiente e Ordenamento, Departamento de Ciências da Terra, FCT, Universidade de Coimbra, 76p.

Diniz, A. Castanheira, (2006). Características mesológicas de Angola, Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, IPAD, Lisboa, 546p.

Pratas, J.A.M.S., (1996). Aplicações de Prospecção Biogeoquímica. Selecção de espécies bioindicadoras em algumas áreas mineiras de Portugal. Tese de Doutoramento. Universidade de Coimbra, 1064p.

Publicado
2018-12-30
Secção
Ambiente e Ordenamento