Condições de Higiene, Saúde e Segurança em Pedreiras da Região de Benguela (Angola)

  • Alfredo Luciano Figueiredo Lemos Instituto Superior Politécnico Tundavala
  • Fernando Pedro Figueiredo Centro de Geociências e Departamento de Ciências da Terra, FCTUC, Portugal
  • Pedro Santarém Andrade Universidade de Coimbra
Palavras-chave: Higiene, Segurança, Saúde, Ambiente, Pedreiras

Resumo

O presente trabalho desen­volveu-se em 3 pedreiras localizadas na Província de Benguela, procedendo-se à caraterização das pedreiras em termos de dimensão e exploração/extração, efetuando-se um diagnóstico prelimi­nar das condições de higiene, saúde, segurança e ambiente no local de trabalho. Estudaram-se duas pedreiras de rochas granitóides (Urbipedras e Conduril) e uma de calcário (Mon­teAdriano), tendo em atenção aspe­tos geomorfológicos, geológicos e hidrológicos das pedreiras e também da área envolvente (Lemos, 2013). De modo a identificar os perigos/ riscos decorrentes da extração do material rochoso, foram elaborados vários inquéritos e questionários que foram preenchidos no decorrer dos trabalhos de campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Guiraud, M.; Buta-Neto, A.; Quesne, D. (2010). Segmentation and differential post-rift uplift at the Angola margin as recorded by the transform-rifted Benguela and oblique-to-orthogonal-rifted Kwanza basins. Marine and Petroleum Geology, 27, 1040-1068.

Lemos, A.L.F. (20123). Caracterização das Condições de Higiene, Saúde e Segurança das Pedreiras na Região de Benguela (Angola). Tese de Mestrado em Geociências – Ambiente e Ordenamento de Território. DCT, Universidade de Coimbra, 88p.

Publicado
2018-12-30
Secção
Ambiente e Ordenamento