Revista
Científica do ISCED-Huíla
Copyright
© 2021. Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla
EDITORIAL
Metodologias de ensino: um olhar transversal
Teaching methodologies: a transversal view
Vários foram os estudos em torno do sistema educativo e, entre eles, as metodologias que inevitavelmente se vão adaptando à evolução das sociedades e ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Constata-se, portanto, que em todas estas metodologias está em causa o aluno e a sua capacidade de aprendizagem com o objectivo de se adaptar o ensino às necessidades reais observadas.
No seu dia-a-dia, quando apresenta diferentes situações de aprendizagem, o professor tem a oportunidade de verificar que os alunos apresentam uma multiplicidade de condutas, desde as mais favoráveis, para a condução de uma aprendizagem significativa, às menos eficazes, levando-o a reflectir acerca da metodologia utilizada. Por vezes, os problemas são fáceis de se detectar, o que, contudo, não significa que sejam fáceis as soluções para os superar. Tal facto implica que o professor, que é aquele que ensina, também aprende sobre o processo de aprendizagem do aluno.
Os artigos seleccionados para a segunda edição da Revista Científica do ISCED da Huíla mobilizam o conhecimento que tem como preocupação central as metodologias de ensino e cujas discussões articulam preocupações ligadas à melhoria do processo de ensino-aprendizagem, por meio da inovação, da criatividade e introdução de actividades experimentais.
O artigo que abre esta edição, O Ensino da língua Nyaneka-Nkhumbi: políticas linguísticas educativas adoptadas pelo Estado Angolano, da autora Georgina Tchilinga Dumbo Pequenino de Figueiredo, reflecte acerca das políticas linguísticas, que sustentam a inserção, implementação e generalização do ensino das línguas nativas de origem africana, no geral e o da língua Nyaneka-Nkhumbi em particular.
Victor Alfredo Cahala, Betina Lopes e Francisco Maiato tratam de uma concepção e implementação de uma actividade prática focada na diversidade botânica local, envolvendo alunos da 7.ª classe do Colégio n.º 457 Comandante Gika – Chibia.
António Costa Manuel realiza uma análise estrutural a analogias incluídas nos manuais escolares de Biologia do Ensino Secundário Geral no tema acerca da célula.
O artigo, Aplicação da Transformada de Laplace na Análise de Circuitos Eléctricos no Ensino da Física dos autores Jorge Maria Gonçalves Mayer e Daniel Catalayu Passile, aborda as possibilidades de aplicação da Transformada de Laplace no processo de ensino–aprendizagem no curso de Ensino da Física para determinar a corrente eléctrica que flui num circuito, como um método matemático de resolução mais cómodo de circuitos eléctricos mais complexos.
Esta edição, apesar de centrada nas metodologias de ensino, deu espaço, também, para tratar sobre a extensão universitária, apresentando-se como um desafio da aprendizagem por experiência. Para tal os autores, Pedro Chiangalala Kavela, Francisco António José e Bernardo Domingos Viana, usam como caso de análise uma Institutição de Ensino Superior (IES) angolana.
A edição encerra com a resenha do livro Contra a pedagogia. A Difícil Tarefa de Ensinar a Ensinar: Lições de Filosofia de Educação e de Teoria da Educação no Instituto Superior Politécnico Sol Nascente de Inácio Valentim elaborada por Anil Miguel Vila na qual o resenhista apresenta-nos a obra a partir das questões que a mesma levanta, ligadas à Filosofia de Educação, fazendo-nos saber que embora o título aluda para a Teoria de Educação, a reflexão centra-se na Filosofia da Educação. O espírito da resenha que é um convite à leitura, foi para nós a melhor forma possível de encerrar este número.
Carla Marisa Faria Black, MSc
Instituto Superior de Ciências da Educação
José Gueleka Kapetula, MSc
Instituto Superior de Ciências da Educação
Alexandre Lucas Selombo Sakukuma, Ph.D
Instituto Superior de Ciências da Educação
Este artigo está licenciado sob a licença: Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Ao submeter o manuscrito o autor está ciente de que os direitos de autor passam para a Revista Científica do ISCED-Huíla.
Revista Científica do ISCED Huíla, Lubango, v. 2, n.1, p. 06 - 08, Jan./ Jun., 2021.