Editorial

Intervenção das instituições de ensino superior no campo social

Palavras-chave: Editorial

Resumo

O actual contexto social, de modo geral, tem sido impregnado de desafios, em muitos casos, decorrentes de adversidades de vária ordem, o que impulsiona as instituições a desenvolverem acções que lhes permitam adaptar-se aos contextos e, mais do que isso, a resiliência organizacional. Para as instituições escolares, principalmente as vocacionadas à produção de conhecimento, os desafios são, quiçá, maiores, cujas complexidades entrelaçam a produção, a sistematização de conhecimentos e a divulgação dos resultados obtidos por via do método científico. Tal realidade leva implícita a lógica da pertinência e do compromisso social das instituições, ao que se associa, inevitavelmente, a sua estreita vinculação com a sociedade. De modo tangencial, consideramos que a extensão universitária configura-se como um campo privilegiado de intervenção das instituições de ensino superior, enquanto área propiciadora do compromisso social da universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Maria da Conceição Barbosa Rodrigues Mendes, Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola

Professora Catedrática do Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, onde exerce o cargo de Decana. Docente há 34 anos, dos quais 25 no Ensino Superior. Para além do vínculo formal e institucional com o ISCED-Benguela, é docente convidada do curso de pós-graduação no Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo e da Huíla. Possui diversas publicações entre artigos, livros, capítulos de livros e comunicações em eventos científicos nacionais e internacionais.

No domínio da administração e gestão, a docente acumula experiências decorrentes do exercício de cargos de direcção e de chefia ao nível dos órgãos de tutela do Ensino Superior em Angola (Directora Nacional) e da Unidade Orgânica, na gestão do pelouro académico, científico e de titular do órgão de gestão. Tomou parte dos processos que levaram à criação do Regime Jurídico de Avaliação e Acreditação da Qualidade das Instituições de Ensino Superior em Angola. 

É afiliada ao Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES), o Fórum Internacional de Política e Administração da Educação (InterEduc), a Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AICSH-LP), Fórum Português de Administração Educacional (FPAE), a Sociedade Portuguesa de Ciências da educação (SPCE) e colaboradora do Centro de Investigação da Universidade do Minho (CIEd).

Referências

.
Publicado
2021-08-10
Como Citar
Mendes, M. (2021). Editorial. Revista Angolana De Extensão Universitária, 2(3). Obtido de http://portalpensador.com/index.php/RAEU-BENGO/article/view/405